Quando se trata de controle de acesso digital, a ASSA ABLOY é uma das pioneiras no setor hoteleiro. A empresa, que já oferecia tecnologias de mobile key antes mesmo das operações touchless caírem na boca do mercado, anuncia seu novo produto, com previsão de lançamento oficial para o Brasil no segundo semestre de 2022.

“É uma fechadura mais clean, onde toda a tecnologia fica dentro da maçaneta. O controle online de acessos é algo que fazemos há anos e somos uma empresa líder no segmento. O novo produto chega para atender as necessidades dos empreendimentos que buscam uma fechadura com a mesma inteligência, mas diferente em termos de estética”, explica Thiago Bertozo, diretor de Vendas da ASSA ABLOY.

A Novel ainda contará com carregamento a pilha, mas Bertozo adianta que o próximo passo é desenvolver uma maçaneta mais econômica em termos de energia, com opções de recarga mecânica ou solar. “Vamos trazer novidades além da estética, com opções de recarga por energia solar, que armazena uma certa quantidade de aberturas”.

Para facilitar a experiência do hóspede, a nova fechadura contará com um sensor de presença, que é ativado para indicar ao cliente o local exato de contato com o cartão de acesso. “Quando o hóspede chega perto da maçaneta, uma luz é acesa para mostrar onde abrir”, diz o executivo.

ASSA ABLOY: gestão cloud

Outra novidade é o gerenciamento de fechaduras em cloud, que não demanda o uso de servidor e ainda reduz custos. “O cliente pode ter propriedades em locais remotos que apenas com o acesso a internet ele aciona as fechaduras, realiza o backup e fornece suporte. Todas as dores dos hotéis estão embarcadas dentro desse atendimento”, reforça Bertozo.

Por hora, a solução em nuvem ainda não está disponível no Brasil, mas deve chegar ao mercado nacional em 2022. “Hoje, o setor está se adaptando a isso. A gestão de fechaduras ajuda a reduzir custos e é paga mensalmente para ser mantida na nuvem”, acrescenta o diretor.

Com previsão de incremento de 30% no faturamento de 2021, a ASSA ABLOY encerra o ano com boas surpresas em termos de resultados. Segundo Bertozo, muitos empreendimentos aproveitaram as paralisações para promover modernizações em suas estruturas, o que beneficiou os negócios da empresa. “Foi um ano acima das nossas expectativas. Somos pioneiros em tecnologia touchless, o que nos deu a oportunidade de conseguir uma melhor recuperação. E já temos boas previsões para 2022 com a reabertura de muitos hotéis e novos lançamentos”.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News