Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

O lugar é bacana pra caramba, num estilo rústico, com mesas no salão e fora. O local é no meio de árvores, muitas das quais as imponentes araucárias, onde dá pra ver, não raramente, simpáticos macaquinhos. A comida é um espetáculo, a começar com o carro-chefe: as carnes nobres assadas no fogo de chão à moda gaúcha. Esta descrição leva o nome de Beto Perroy Grill. O tradicional restaurante fica no caminho para o Horto Florestal de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira — distante cerca de 180 quilômetros de São Paulo. Almocei no estabelecimento do chef Beto Perroy no mês passado, e agora conto sobre a ótima experiência que tive por lá.

No alto a seleção de carnes nobres no fogo de chão gaúcho da casa e, acima, parte da fachada do restaurante

Decoração da casa é rústica

Cebolas assadas: uma das opções do bufê de saladas

O LUGAR

Algumas das araucárias que circundam o Beto Perroy Grill

Clientes almoçam na área do deque (foto divulgação)

Antiga balança serve de aparador dos pratos 

O restaurante fica no meio de uma mata de árvores enormes, como pinheiros e araucárias. Vi um macaquinho pulando de galho em galho com a maior destreza do mundo.

A casa é toda de madeira, com janelas, portas, mesas e cadeiras pintadas de laranja, o que dá um contraste legal com o verde predominante. A decoração é rústica, com peças antigas ornando o salão, como um moedor de carne e uma balança.

Dentro do salão ficas as quatro estações do bufê do restaurante: carnes, saladas, acompanhamentos e sobremesas. Na parte externa da casa há um grande deque de madeira também, com vista para a mata. Guarda-sóis estão à disposição.

À VONTADE

No Beto Perroy Grill, o cliente se serve à vontade das carnes, das saladas, dos acompanhamentos e das sobremesas por um preço único. Somente as bebidas, como cervejas, sucos, refrigerantes, caipirinhas etc, são pagas à parte.

Carnes

Logo na entrada da casa você vê o carro-chefe: o churrasco fogo de chão à moda gaúcha. O cenário é lindo, com pedras na parede, o braseiro maravilhoso laranja-avermelhada e os espetos em pé com diversos tipos de cortes, de procedência argentina, uruguaia e brasileira.

Ao lado do fogo de chão à moda gaúcha, as carnes “descansam” na grelha antes de dois competentes churrasqueiros servirem as pessoas. No balcão onde as carnes são cortadas com destreza e rapidez, há ainda farinha de mandioca e alguns molhos para acompanhá-las.

Entre as opções de carnes, entre outras, há picanha, ancho e chorizo argentinos, fraldinha, pernil de cordeiro e linguiça.O restaurante fica no meio de uma mata de árvores enormes, como pinheiros e araucárias. Vi um macaquinho pulando de galho em galho com a maior destreza do mundo.

A casa é toda de madeira, com janelas, portas, mesas e cadeiras pintadas de laranja, o que dá um contraste legal com o verde predominante. A decoração é rústica, com peças antigas ornando o salão, como um moedor de carne e uma balança.

Dentro do salão ficas as quatro estações do bufê do restaurante: carnes, saladas, acompanhamentos e sobremesas. Na parte externa da casa há um grande deque de madeira também, com vista para a mata. Guarda-sóis estão à disposição.

Um dos dois churrasqueiros da casa na área das carnes (foto divulgação)

Carnes suculentas e de alta qualidade

Acompanhamentos

Dispostos em cima de um lindo fogão à lenha, há dez tipos de acompanhamentos, como arroz, feijão, couve, polenta e banana fritas e as indispensáveis fatias de pão francês — para “chuchar” no vinagrete ou outro molhos e depois levar à boca com um naco de carne.

Saladas

Na mesa bem apetitosa de saladas, há mais de 20 opções entre vegetais e molhos. Por exemplo, folhas verdes, cebola assada, tabule, salada de maionese com ovo, rabanete, maionese verde e molho a vinagrete.

Os acompanhamentos em cima do fogão à lenha

A mesa de saladas

O delicioso bolo de chocolate

Sobremesas

Indispensável, a mesa de doces reúne uma variedade de sobremesas e bolos, como os doces de leite e de abóbora e bolo de chocolate.

EXPERIÊNCIA DO ALMOÇO

Cheguei para o almoço pouco depois das 13h de uma quinta-feira no final do mês de julho, portanto, a alta temporada de inverno da cidade. Sentei fora do salão, numa área que dá para ver a verdejante mata.

As carnes do Beto Perroy Grill, de fato, são maravilhosas: de qualidade, no ponto que pedi, cortadinhas antes de seguir para o prato e extremamente suculentas e saborosas. No almoço dei preferência, com certeza, à proteína animal.

Provei a picanha, os bifes ancho e chorizo, a linguiça e o cordeiro. Todas as carnes estavam excelentes, impecáveis. Para acompanhá-las, fui de polenta frita (cortada em quadradinhos, super crocantes e macias por dentro), de farinha de mandioca, de vinagrete, de um molho de pimenta picante e de uma maionese verde que há tempos não provava uma igual, de tão gostosa que estava. Claro, as fatias de pãozinho francês para sugar os molhos e comer com as carnes.

Espetos no fogo de chão gaúcho

Ovelhinha na decoração

A salada de maionese com ovos

Da mesa de saladas, peguei a de batata e a de maionese com ovos e fiz, no meu prato, um mish-mash, ou seja, uma fusão das duas. Para mim, o melhor sabor está na combinação da batata, da maionese e do ovo. Show.

Na hora da sobremesa, provei o doce de leite e o de abóbora e o bolo de chocolate. Um pouquinho de cada. Estavam ótimos, com destaque maior para o doce de leite.

O delicioso doce de leite

Outros espetos no fogo de chão gaúcho

Rose, uma das colaboradoras da casa

De fato, comer no Beto Perroy Grill é uma experiência gastronômica fascinante agregada pelo lindo verde ao redor. As quatro estações de alimentos têm opções na medida certa e de qualidade, não aquela quantidade exagerada de itens as vezes presentes em restaurantes semelhantes. Achei isso um ponto de destaque da casa. O atendimento agradou, com uma brigada educada e bem treinada de garçonetes e churrasqueiros. Importante: todos os protocolos contra a pandemia de Covid-19 foram respeitados por lá.

Espero voltar. Super recomendo. Melhor ligar ou enviar um DM no Instagram antes para saber os dias e os horários de operação.

O moedor de carnes virou suporte de flores

Parte da educada brigada do restaurante

*A reportagem do QUE GOSTOSO! almoçou a convite do Beto Perroy Grill

SERVIÇO:
Beto Perroy Grill
Avenida Pedro Paulo, 6.445, Descansópolis, Campos do Jordão/SP
Reservas: Whats App (12) 99613-0062
Para localizar no Waze ou Google Maps: coloque Rua João Alberto Roxo Loureiro, 100, Campos do Jordão
www.betoperroygrill.com.br
Instagram

(*) Crédito das fotos: Claudio Schapochnik/Que Gostoso!