A capital paulista é conhecida por ser um dos polos culturais mais importantes do país, com uma grande oferta de museus e galerias. Trazendo o conceito de arte, entretenimento, design, arquitetura, moda, cultura e gastronomia para um único empreendimento hoteleiro, a HAUT Incorporadora Design anuncia a chegada do ARTSY ao destino.

A empresa, que tem forte atuação no mercado imobiliário de alto padrão em Pernambuco, visa expandir sua presença em São Paulo. Para desenvolver o projeto, a incorporadora acaba de adquirir um terreno no Itaim Bibi, no valor de R$ 8,5 milhões.

“O projeto vem atender uma demanda do bairro que, curiosamente, não possui um hotel mais exclusivo, que de fato entregue experiências além de uma boa comida, um bom banho e uma boa dormida”, explica Thiago Monteiro, CEO da HAUT e do HAUTLab — núcleo de inteligência criativa do grupo.

O ARTSY prevê diárias médias em torno de R$ 2.500, enquanto a propriedade contará com 50% de investimentos da própria HAUT e o restante oriundo de um pool de investidores nacionais e internacionais. O hotel contará com 30 apartamentos e a expectativa de início das obras é em fevereiro de 2023, com entrega no primeiro trimestre de 2025.

“Nossa proposta é rejuvenescer as opções existentes, que o ARTSY seja um polo de efervescência cultural e que tenha impacto direto em seu entorno. Chegamos inclusive, a reavaliar o ‘rótulo hotel’, pois sua principal função extrapola a hospedagem sendo um empreendimento com um espectro mais amplo, idealizado não apenas para o hóspede, mas também para a cidade”, acrescenta Monteiro.

O empresário afirma que será um projeto inédito, que deverá alcançar os R$ 32 milhões em investimento. Entre as referências estão o Brach Hotel, de Paris, The Ned, de Londres e os novaiorquinos Equinox, Public e Edition Hotel.

“Pensamos o ARTSY como um ponto de convergência para as mais diversas dimensões e expressões artísticas. Nos inspiramos no que há de mais revolucionário na hotelaria mundial para proporcionar ao cliente experiências únicas e inusitadas”, revela o CEO. “O objetivo é que esses hóspedes sejam tão provocados e estimulados, ao ponto de voltarem para suas casas com uma percepção de mundo diferente de como entraram”.

Estruturas sensoriais e dimensionais

Como o próprio nome sugere, o hotel vem com forte pegada artística, dividido em nova pavimentos, compostos por imersões sensoriais e estéticas diferentes em cada um. Os andares serão inspirados em movimentos artísticos como a Semana de Arte Moderna, Pop Art e Bauhaus. As suítes serão carregadas de referências de artistas e obras que são referências nas expressões artísticas citadas.

Desenvolvido pelo HAUTLab, o ARTSY trará o conceito de ser um equipamento vivo, logo, alguns de seus espaços serão entregues como telas em branco. Duas suítes do último pavimento, que estarão disponíveis para reservas, contarão com mobiliário, paredes e acessórios totalmente brancos. “A intenção é esperar que novos movimentos artísticos relevantes aconteçam para, aí sim, serem incorporados ao hotel. Queremos um hotel que não envelheça”, explica Monteiro.

Os acessos e percursos dentro da propriedade serão um destaque à parte. O empreendimento contará com uma floresta subterrânea, com espécimes da Mata Atlântica. Na calçada, os pedestres poderão adentrar na estrutura do hotel por meio de um sistema de passarelas e escada rolante.

Na gastronomia, o restaurante, bar, club e charcutaria serão acomodados em boxes, fazendo parte do circuito que dará na floresta, três pavimentos abaixo do solo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HAUT Incorporadora Design