Com a retomada em ritmo crescente, a hotelaria ganha mais fôlego no Brasil. No entanto, além da melhora do quadro geral, é possível que o segmento tenha um desempenho ainda mais positivo com algumas práticas. A utilização de marketing digital e o pensamento volta a distribuição direta são alguns exemplos. É o que a APP Sistemas apresentou hoje (17).

Em evento virtual, a APP sistemas recebeu Léo Melro, consultor estratégico hoteleiro, que preparou um checklist de seis pontos críticos ao segmento. “Temos que estar preparados para gerar e converter demandas o mais cedo possível. O retorno das atividades é uma realidade”, disse durante a conversa com Cláudio Azevedo, CEO da APP Sistemas.

Abaixo, portanto, as dicas de Melro durante a palestra promovida sob chancela da APP Sistemas.

1. Dados internos e estratégia comercial

Os dados são a bússola de navegação, então ter integridade nestas informações garante as melhores tomadas de decisão. Além disso, eles podem ajudar a entender quais segmentos de mercado que estão em alta.

Outro fator é o alinhamento de ponta a ponta (coleta dos dados, uso e armazenamento) com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

2. Entrar na era digital

Perguntar-se sobre a utilização da tecnologia de forma inteligente pelo seu negócio; buscar potencialização

Abaixo, algumas das ferramentas que podem ajudar o hotel neste setor:

  • PMS Cloud + Integrações (APIs)
  • Omnichannel para Reservas & Distribuição
  • CRS + IBE com gateway para processamento de pagamento automático
  • LGPD + Conectividade GDS
  • Canal de reservas B2B
  • Plataforma RFPs corporativos
  • RMS & plataforma de BI (Business Intelligence)
  • Plataforma de gestão de reputação online
  • CRM MKT & Vendas + Webcheck-in + CRM Wi-Fi
  • Custome experience – atendimento hóspede in-house

3. Custo de distribuição

É importante fazer as contas para entender o quanto de dinheiro está sobrando com base na sua ferramenta de distribuição. Equilibrar gastos impacta positivamente na saúde de outros índices, como a diária média.

4. Marketing Digital

Montar um plano de marketing digital para gerar tráfego e converter clientes ao canal direto. O objetivo aqui é diminuir a atuação de OTAs no seu negócio e aumentar a distribuição própria.

Como fazer isso? Veja:

  • Campanhas de marketing digital + Google Ads + mídia social paga/patrocinada + remarketing
  • Otimizar o conteúdo das mídias sociais e pensar em conteúdos patrocinados
  • Definir o budget mensal e análise CPA/ROI
  • Ter a melhor tarifa no canal direto
  • Engajar e fidelizar os hóspedes com recompensas

5. Precificação e políticas comerciais

O entendimento da estratégia de preços e políticas comerciais adaptadas ao momento do mercado devem ser pensadas. O impacto dos custos fixos, insumos, IPCA e folha de pagamento no que diz respeito à formação do tarifário médio.

Além disso, compreender quais segmentos devem ser atacados pelo seu hotel para alcançar metas em ocupação, diária média e receita.

6. Organização comercial e planejamento

O time comercial mais enxugado durante a pandemia é uma realidade. Então, com a retomada batendo à porta e levando em consideração a particularidade dos profissionais comerciais, pense em contratações ágeis e certeiras para o momento.

Por fim, para promover o crescimento e melhorar a atuação, ajuste metas, carteiras, KPIs e treine os profissionais.

(*) Crédito da foto: Reprodução