Com a confirmação de sua quarta edição, marcada para abril de 2023, a Anufood Brazil anuncia novidades para o próximo ano. O evento voltado ao setor de alimentação contará com um espaço dedicado a pequenas e médias empresas, buscando fomentar a conexão entre players do segmento e operar como uma vitrine para lançamentos.

Sabendo que marcas locais estão mais conectadas com as novas demandas dos consumidores, a Anufood aposta na interação entre pequenas e médias empresas ao mercado varejista. Para isso, o evento promovido pela Koelnmesse Brasil desenvolveu o Espaço Descobertas.

O espaço é fruto da parceria com a Local.e, plataforma de aceleração de crescimento de marcas locais. Esta é uma oportunidade para que as empresas exporem seus produtos e serviços, além de apresentarem seus lançamentos que estão de acordo com as tendências de mercado, com destaque para itens sustentáveis, saudáveis e novos players.

“Diferentemente das grandes empresas, pequenas e médias empresas acabam tendo mais agilidade no processo de inovação, além de estarem mais conectadas com as necessidades atuais dos consumidores e terem menos aversão ao risco. Porém, elas precisam ser mais ousadas para terem destaque no mercado”, avalia Leila Okumura, co-fundadora da Local.e.

Segundo pesquisa de 2021, da Local.e em parceria com a Toluna, 84% dos consumidores brasileiros declararam gostar muito de provar novas marcas e produtos. Contudo, o público ainda não encontra lançamentos disruptivos nos supermercados: 70% afirmaram encontrar pouca ou nenhuma novidade quando vão às compras.

“Existe claramente uma oportunidade para os varejistas satisfazerem esse consumidor mais antenado e com sede por novidades. Porém, um dos principais desafios das pequenas e médias empresas brasileiras atualmente é conseguir oportunidades para apresentar os seus produtos aos varejistas”, afirma Leila.

“A Anufood Brazil e a Local.e são parceiras desde 2020 para valorizar e gerar oportunidades de negócios para as marcas locais. Além disso, sabemos que essa é uma porta de entrada da inovação no mercado de Alimentos e Bebidas que deve estar em constante evolução para atender às demandas do consumidor, pois ele está cada vez mais exigente”, assinala Polliana Claudino, gerente de projetos da feira.

Espaço Descobertas

O Espaço Descobertas terá, em 2023, 50 expositores, ou seja, um aumento de 40% em relação à edição de 2022. O mix de empresas foi pensado para adicionar novidades, diferenciação e relevância ao portfólio dos varejistas. Um dos destaques para 2023 são as marcas de snacks saudáveis, tais como Alkimia Produtos Naturais, Solo Snacks, Winstage e Pinati.

Já empresas como Landê (creme de frutas), Bloom (mix low carbs), BEG (gin premiado brasileiro), YAMO (produtos à base de inhame) e Luisa Abram (chocolate bean to bar) estarão de volta devido ao destaque recebido na última edição. Fabricantes de produtos com ingredientes amazônicos, sem glúten e veganos também marcarão presença.

“O evento é muito eficiente para gerar visibilidade em um público qualificado e negócios com importantes varejistas no mercado. A Anufood Brazil tem sido pioneira no apoio aos pequenos empresários e o impacto pode ser visto pelo aumento da participação e interesse das pequenas e médias empresas na feira nos últimos anos”, destaca Leila.

A quarta edição da Anufood Brazil será entre os dias 11 e 13 de abril de 2023 no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento é organizado pela Koelnmesse Brasil, tendo a missão de gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais para varejo, alimentação fora do lar, hotelaria, distribuidores e atacadistas.

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(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News