O segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) tem ganhado cada vez mais relevância dentro da hotelaria. Por outro lado, o setor enfrenta desafios impostos por fatores como aumento no preço dos insumos. Essa e outras questões serão debatidas no painel Desafios de A&B nos resorts, durante a programação da Anufood Brazil 2022, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril no São Paulo Expo, na capital paulista.

O debate acontecerá no Espaço Hospitality Trends no dia 13, segundo dia do evento, e será mediado por Jeferson Munhoz, sócio-diretor da HotelCare. Além disso, o painel traz os palestrantes Dijalma Boasorte, gerente de A&B do Grande Hotel São Pedro; Bruno Pio, gerente de A&B do Royal Palm Hotels; e Flávio Monteiro, diretor de Operações da Aviva.

“Hoje, na hotelaria, temos um desafio enorme dentro dessa área de A&B dos hotéis, como o aumento da inflação, que reflete no preço dos insumos. Além disso, há dificuldades de demandas, com eventos sendo cancelados no último momento, o que também é prejudicial para o segmento”, pontua Munhoz.

“Nessa nova realidade, o cliente também está mais sensível a situações. Então temos que ser mais flexíveis e abertos a novas necessidades e processos. Além desses temas, a falta de mão de obra na parte de A&B também é uma questão importante que iremos abordar nesse painel da Anufood”, completa.

Já Boasorte afirma que o segmento terá dois grandes desafios principais. O primeiro diz respeito diretamente à mão de obra. “Na pandemia, precisamos contratar pessoas que muitas vezes não eram da área. E com a demanda que tivemos, foi difícil realizar treinamentos e desenvolver habilidades. E hoje o cliente está mais exigente, o que pede um serviço realizado com excelência”, explica.

O segundo ponto apontado pelo profissional – o aumento da inflação – vai ao encontro e complementa o raciocínio de Munhoz. “Por mais que hoje tenhamos muitas frentes de ingredientes artesanais, o custo desses produtores também aumentou, por conta da logística, do transporte desses produtos. Será um grande desafio fechar a conta de maneira saudável”, acrescenta.

Novas estratégias garantem sustentabilidade

Além dos fatores apontados por Munhoz, Monteiro acredita que discutir estratégias que garantam a sustentabilidade dos empreendimentos é fundamental. “Neste momento, é crucial discutirmos o melhor modelo de entrega para o cliente no segmento de A&B, por uma questão de sustentabilidade dos hotéis e resorts, visto que está cada vez mais difícil manobrar o custo dos insumos e repassar esses custos para o cliente”, explica.

Anufood - Flávio_Monteiro

Monteiro: garantir operação sustentável no A&B é crucial

Monteiro explica que novas iniciativas podem reduzir o desperdício de ingredientes. “Já vivemos em uma era na qual o desperdício não é bem visto. Não é um modelo lógico ter uma quantidade de comida que será descartada. Achar o caminho do meio entre a sustentabilidade do negócio e do planeta é nosso grande desafio neste momento”, finaliza.

Hospitality Trends: palestras

Confira abaixo a grade completa de palestras que acontecerão no Espaço Hospitality Trends. O credenciamento pode ser realizado no site do evento.

13/04

14h – 16h – Cardápio inteligente é a base para o sucesso do seu restaurante
16 – 18h – Case de Sucesso na Terceirização de A&B em Hotéis
18h – 19h – Desafios de A&B nos Resorts

14/04

14h – 16h – Tudo sobre Dark Kitchen & Delivery
16h – 18h – Tendências nos Bares dos Hotéis
18h – 19h – Tendências da Gastronomia na Hotelaria

(*) Crédito da capa: Anufood Brazil 

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal