Extremamente importante na receita de hotéis, a gastronomia voltará a ser destaque na Anufood Brazil. A quarta edição do evento, organizado pela Koelnmesse Brasil, acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2023 no Distrito Anhembi, em São Paulo, e mostrará a importância de a hotelaria dar atenção a esse segmento, por meio do espaço Hospitality Trends.

“Os players do setor vêm notando, cada vez mais, a relevância da gastronomia e como ela agrega experiência aos hóspedes. Levantamos a bandeira do segmento há algum tempo e pudemos perceber que os hoteleiros estão dando uma ênfase maior a ele. Aqueles que estão tendo melhores resultados são os que separaram a operação e o próprio business do hotel, trabalhando o marketing digital de forma independente”, explica Peter Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News e sócio da Escola para Resultados.

“Na verdade, o foco é atrair o público local, não o hóspede. Acredito que este seja o maior segredo. É óbvio que existem casos e casos, como por exemplo, os resorts all inclusive que precisam destacar sua gastronomia e encantar o cliente, deixando a receita de lado. Por outro lado, os hotéis urbanos que possuem uma veia para o setor podem ter ganhos muito significativos. Já temos cases neste sentido e é o que iremos apresentar na programação”, complementa.

Networking

Ainda segundo Kutuchian, participar da Anufood Brazil contribuirá para o networking, conhecimento e relacionamento entre os profissionais do setor de hospitalidade. “Diferente de outras feiras de alimentação, a Anufood Brazil traz expositores que estão ligados diretamente à produção. Qualquer tipo de conhecimento que se adquira em um grande evento é muito válido. Por isso, vemos como essencial estar presentes em mais uma edição”, afirma.

Assim como na edição deste ano, a curadoria em gastronomia para o setor hoteleiro será organizada pelo Hotelier News. “Procuramos levar especialistas em nossas conversas. Obviamente, buscaremos exaltar algumas novidades, formas de trabalho, ou até mesmo cases para mostrar que a hotelaria tem esse espaço”, finaliza Kutuchian.

Rodadas de negócios

O Encontro Corporativo de Compras aconteceu pela primeira vez na Anufood Brazil em 2022 e já está confirmado para ser realizado no ano que vem. Organizado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), o evento contará com reuniões pré-agendadas entre fornecedores de alimentos e bebidas, além de compradores das redes associadas ao Fórum.

“Fomentamos o matchmaking entre representantes das áreas de compras das redes hoteleiras com potenciais fornecedores que tenham interesse. Existe muita interação entre as duas áreas, é uma parceria que tem tudo a ver. Enquanto para uns a gastronomia é uma ferramenta para atender o hóspede que não tem tempo de comer, para outros a alimentação passa a ser uma experiência. O hóspede escolhe hotel por conta disso”, destaca Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.

As rodadas de negócios são realizadas com o objetivo de promover e estreitar o relacionamento com as redes associadas, além de buscar o desenvolvimento desta área em prol da forte produtividade do mercado hoteleiro nacional. O do Fórum com a Anufood Brazil também está garantido para 2024, e ainda incluiu a feira como patrocinadora do V Fórum Nacional da Hotelaria, previsto para acontecer em 18 de setembro de 2023.

“A Anufood Brazil dá um suporte enorme para a gente, em promoção, divulgação e inovação. Trabalhamos para tê-los como mantenedores do FOHB. Queremos empresas assim, que possuam esse vínculo forte com o setor hoteleiro”, completa Souza.

Neste ano, cada reunião durou 20 minutos, durante cinco horas, totalizando 122 reuniões, que geraram mais de R$ 500 mil em vendas nas mesas de negociações e mais de R$ 5 milhões em prospecções para os próximos 12 meses. Dez redes associadas ao Fórum e 13 fornecedores participaram do encontro.

“Nosso mecanismo é o corporativo, de negócios. Vamos colocar frente a frente as redes hoteleiras, com os profissionais que decidem as compras, e os fornecedores. Em um dia será possível construir um contato e uma relação que demoraria muito mais se não fosse o apoio da Anufood Brazil. Quem não fechar negócio, ao menos já cria uma conexão pessoal. Essa é a entrega que o FOHB busca”, finaliza o presidente executivo.

A programação completa da feira pode ser consultada por meio do link.

Serviço:

ANUFOOD Brazil
Data: Abril 11-13, 2023
Horário: 10h -19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 — Jardim São Bento, São Paulo/SP

(*) Crédito da foto: Divulgação/Anufood Brazil