Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Antônio Prado tem novas perspectivas para o turismo, principalmente após a abertura do hotel Axten, da Travel Inn. O empreendimento, primeiro hotel de rede da cidade, abre novas possibilidades para a região, segundo Patrícia Schenkel, secretária de Turismo de Antônio Prado.

“Antônio Prado tem um bom fluxo de turistas durante todo o ano, devido a toda essa questão do turismo histórico. A vinda do Axten Travel Inn nos possibilita captar eventos, congressos e um nicho de mercado bem interessante de casamentos, visto que muitas pessoas têm esse objetivo de casar aqui na Serra Gaúcha. Com o hotel, temos uma estrutura bem maior, visto que anteriormente tínhamos apenas uma pousada e um hotel familiar compondo nossa estrutura hoteleira”, afirmou a secretária em entrevista ao Hotelier News.

Patrícia destacou que ainda em 2022 serão lançados quatro roteiros turísticos, sendo dois de cicloturismo e caminhada, um na área rural e outro na área urbana. “Com isso, visamos criar mais atrativos qualificados para garantir a permanência do turista aqui no nosso município”, acrescenta.

Antônio Prado - Centro_histórico

Cidade se destaca pelo turismo histórico e cultural

Além do perfil cultural, Patrícia ressalta que o turismo de aventura também possui um grande nicho de mercado a ser explorado. “Para isso, estamos sempre em busca de investidores que venham a Antônio Prado e entendam o potencial que esse destino tem”, finaliza.

Antônio Prado: atrativos

Fundada em 1886 e conhecida como a cidade mais italiana do Brasil, Antônio Prado aposta em sua história para garantir o fluxo de turistas ao longo do ano. O centro histórico do município – última das seis colônias italianas na Serra Gaúcha – possui 48 edificações, das quais 47 são tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O local é considerado o maior acervo arquitetônico referente à imigração italiana no país.

Antônio Prado - Igreja_matriz

Igreja Sagrado Coração de Jesus, no centro histórico de Antônio Prado

Além disso, a cidade também se destaca pelo enoturismo – turismo dos vinhos – produzidos em várias vinícolas locais. Estimular essa modalidade também está entre as ações a serem desenvolvidas pelo poder público juntamente com o Travel Inn, segundo Patrícia.

(*) A reportagem do Hotelier News viajou a Antônio Prado a convite do Axten Travel Inn

(**) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News