A praia de Itapuã, em Salvador, eternizada na canção de Vinícius de Moraes, agora enaltece também a memória do poeta em sua hotelaria. A antiga casa que o cantor viveu com a baiana Gessy Gesse já era uma opção de hospedagem na cidade. E a partir do dia 21 de novembro, a residência passa a fazer parte do Mar Brasil Hotel, que ganhará o nome de Casa di Vina Boutique Hotel & Restaurante.

A integração faz parte das mudanças de comemoração dos 30 anos do Mar Hotel. A Casa di Vina, como era chamada a residência de Vinícius, oferecerá uma experiência pautada na arte e na cultura. O hotel, que conta com 76 quartos, restaurante aberto ao público e um memorial em homenagem ao artista, já conta com a casa anexa à sua estrutura.

“Ao longo de nossa caminhada foram muitas reinvenções que experimentamos. Começamos pequenos, em 1992, quando, em família, erguemos as paredes do então Mar Brasil Apart Hotel. Na época, era comum receber viajantes de longa estada e com eles aprendemos a arte de acolher com afeto. Em 2000, compramos a casa do terreno ao lado, construída por Vinicius, e ganhamos a amizade de sua musa, Gesse”, conta Luisa Proserpio, uma das filhas do casal proprietário e ela própria gerente de Experiência e uma das idealizadoras da Casa Di Vina. De acordo com ela, o nome do imóvel remete ao apelido do ‘poetinha’ e à forma de como os amigos chamavam o local.

Ainda de acordo com Luisa, a escolha de um novo nome traduz melhor a história do local e a paixão dos proprietários por arte. “A experiência que viemos desenhando nestes derradeiros anos se consolida com a revitalização da Suíte Vinicius de Moraes, uma nova piscina com 22 metros de comprimento e vista para o mar, um novo menu e drinques do restaurante, além da renovação do jardim do poeta e um novo gradil artístico inspirado na beleza natural de Itapuã assinado pela artista colombiana Elena Landinez”, diz.

O hotel

Localizado a dez minutos do Aeroporto Internacional de Salvador, o Casa Di Vina fica em frente ao famoso Farol de Itapuã. Com a arte como principal temática, o empreendimento coleciona obras e peças assinadas por designers nacionais como Sergio Rodrigues, quadros de Calasans Neto, Carybé, Chico Liberato, Cecéu Evangelista e cocares da comunidade Fulni-Ô.

A casa também abriga fotografias antigas, manuscritos e relíquias da época em que Vinícius e Gesse viveram sua história de amor em Itapuã. Os itens compõem um memorial aberto à visitação gratuita ao público externo.

As acomodações são divididas em seis categorias com decoração inspirada nas belezas locais. A antiga moradia do músico é ideal para celebrações como lua de mel e bodas, sendo hoje a principal hospedagem do hotel, com destaque para a Suíte Vinícius de Moraes, com 52 metros quadrados, fotos e objetos originais da época. O quarto ainda conta com uma banheira com vista para o mar e uma mini biblioteca de obras do artista, muitas delas escritas ali.

O Casa di Vina Hotel também contempla o Casa Di Vina Restaurante, aberto ao público e localizado na varanda da antiga propriedade. Com culinária mediterrânea e baiana, o espaço oferece um menu de massas, frutos do mar e carnes, além de receitas ensinadas pela própria ex-mulher do compositor, como o Frango a Gesse e o drinque Tarde em Itapuã.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Casa Di Vina Hotel Boutique