Em julho, um ciclo importante se completa. Ao longo de todo mês, o Hotelier News celebrou seus 18 anos de fundação com uma série de reportagens especiais. Passado, presente e futuro foram abordados nesses conteúdos, mas, mais importante do que relembrar passagens anteriores ou falar sobre os planos no médio e longo prazos, é dar destaque às pessoas que nos ajudaram a ser esse portal de notícias reconhecido atualmente no setor hoteleiro. Hoje (26), trazemos uma delas, que teve papel decisivo na construção dessa marca.

Desde já, portanto, agradecemos, e duplamente: primeiro pelos seus anos de esforços e, segundo, por esse texto. Obrigado, Dênis Matos, que do Hotelier News saiu para construir uma vitoriosa carreira profissional e, hoje, é Content Strategy Manager da Accenture Interactive.


Enquanto escrevo este texto, tento buscar no vão oco da memória a estória que quero inventar para contar minha história com o Hotelier News. Fim de 2009. Eu tentava entender o espaço – e se haveria espaço – de um diploma de jornalismo que estava sendo gestado em meu nome. Acotovelando-me com outros jornalistas em busca de umas aspas em algum hotel paulistano, no meu primeiro mês de estágio no inveterado Jornal de Turismo, cruzei com uma repórter simpática que me disse “estamos precisando de estagiário” ou coisa assim. O resto é memória – ou invenção.

Tive uma primeira passagem de pouco mais de um semestre no HN como estagiário naqueles idos, e depois voltei à casa em 2011, quando o Peter Kutuchian e sua trupe toparam me colocar como editor-chefe do portal. Olhando em perspectiva, eu não fazia ideia do desafio que se engendrava. Hoje, seguramente, me conforta e me lisonjeia tê-lo vivido.

O Hotelier News marca uma profunda transformação na minha vida – pessoal e profissionalmente. Digo isso porque, vindo de uma família simples da região metropolitana de São Paulo, bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos), filho de pais sem acesso à educação universitária e que viveram grande parte da vida em subempregos, os caminhos abertos pelo HN alteraram a linguagem da minha carreira. Foi no HN que frequentei hotéis, centros de convenções, espaços culturais, restaurantes, barcos, bicicletas, resorts, pedaços de natureza virgem e ocupei muitos outros lugares que abriram um achegamento a um mundo incognoscível para mim até aquele momento.

Hotelier News - 18 anos_Dênis Matos_interna

Matos hoje atua na Accenture Interactive

Sim, por causa do trabalho no HN aprendi a comer com mais de dois talheres e seguir as pseudorregras de etiqueta à mesa. Por causa do trabalho no Hotelier News viajei para outro país, inventando um portunhol que nem eu nem os mexicanos entendiam, mas que me permitiu estabelecer qualquer coisa parecida com uma conversa.

Por causa do trabalho no HN refinei a prática jornalística e consegui dar conta de colocar técnica e empatia em palavras e escrever sem aquela angústia que tanto assusta jornalistas quando olham para a folha – ou para a tela – em branco.

Por causa do trabalho no Hotelier News, me alegra dizer, alinhavei amizades, risadas, histórias, constrangimentos e conversas que de alguma forma se inscreveram no que me transformei após esses anos.

Com alguma frequência, me percebo divagando sobre como teria sido minha jornada profissional se o HN não tivesse aparecido de supetão em minha vida. Abro um devaneio para pensar no quando os muitos textos editados diariamente me fizeram aprender algo mais da língua portuguesa. No quanto as entrevistas com executivos de redes hoteleiras, associações, especialistas em hospitalidade, aviação e por aí vai me trouxeram algum entendimento e profundidade de uma disciplina que vez ou outra segue visitando minha carreira.

No quanto o desafio de escrever reportagens longas, apurando informações com mais de dez fontes em alguns casos, me treinaram para sintetizar ideias, necessidades e conhecimento. Ou, ainda, no quanto ter escrito alguns muitos editoriais, desenhando um posicionamento crítico e que representasse um ponto de vista do portal em relação ao setor, me obrigaram a ler jornalistas pra lá de importantes para que eu apurasse técnica e olhar – afinal, a leitura do mundo precede a leitura das palavras.

Se é possível inventar um resumo para alguns períodos que marcam nossas vidas, o meu para este pequeno trecho no Hotelier News é de que nunca vamos saber exatamente quais momentos vão mudar tudo. Eles simplesmente aparecem e mudam, tudo. Não sei quantos foram os instantes que se inscreveram assim na minha carreira, mas sei que o vivido no HN é um deles.

(*) Crédito das fotos: Arquivo pessoal