Segundo dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), maio apresentou crescimentos significativos na malha aérea, chegando a 1.046 partidas diárias. Apesar dos números ainda estarem longe dos patamares pré-pandemia, o mês passado pode ser considerado um dos melhores de 2021 até agora. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a movimentação nos aeroportos para o período teve alta de 39% frente a abril deste ano.

O incremento significa ao menos cerca de 1,1 milhão de pessoas voando no país. Para Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, os resultados sinalizam o pontapé para a recuperação do setor e consequência da vacinação. “O número animador nos traz a reflexão de que estamos no caminho certo para possibilitar a retomada dos serviços turísticos, que foram duramente impactados pela pandemia. À medida em que a vacinação tem avançado no país, com os esforços contínuos do governo federal em antecipar a entrega de doses contratadas, os brasileiros começam a retomar as viagens, de forma segura e responsável. Daqui para frente, esse número será cada vez maior”, disse.

Desde maio de 2020, as empresas aéreas iniciaram um processo de retomada gradativa. Até o momento, o pico de decolagens foi atingido em janeiro, totalizando 1.798 partidas, ou seja, 75% da malha regular.

Anac: aeroportos

Entre os aeroportos mais movimentados do país, estão o de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Recife (PE) e o de Congonhas (SP), respectivamente. O terminal pernambucano, por exemplo, ampliou em 20% o volume de passageiros no mês de maio na comparação com abril. Além disso, o estado foi responsável pela operação de um dos voos mais procurados do Brasil no acumulado de janeiro a maio (Guarulhos/Recife). Outro que apresentou uma alta representativa foi o de Viracopos, que aumentou em 15% o número total de viajantes, segundo a administradora do terminal.

Os números registrados em maio na comparação com o mês anterior trazem otimismo para o segmento. O aeroporto de Maceió (AL), por exemplo, estima ampliar de 18 para 25 os voos diários no mês de julho. Outro aeroporto que projeta ampliação para o próximo mês é o de Belo Horizonte (MG). Neste mês, o terminal já opera 35 voos e pretende ampliar este número. A expectativa é de que até o fim de junho, cerca de 470 mil passageiros passem pelo aeroporto.

(*) Crédito da foto: Arquivo/MTur