avianca- suspensãoCompanhia aérea está em recuperação judicial desde dezembro de 2018

Nesta sexta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou a suspensão de todas as operações da Avianca Brasil. Em nota, a agência informa que a medida será mantida até a companhia comprovar ter capacidade operacional para manter os voos com segurança.

“Aos passageiros com voos para os próximos dias, a Anac recomenda que entrem em contato com a empresa e não se desloquem para o aeroporto até que novas informações sejam divulgadas”, diz o site da agência. 

A medida foi tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional da Anac. 

A Avianca Brasil está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado e perdeu grande parte de sua frota de aeronaves para a Justiça e segue obrigada a cumprir integralmente a Resolução nº 400/2016 da agência – com a oferta de opções como reembolso e reacomodação. 

Com os cancelamentos das operações da companhia, as rotas nacionais encareceram cerca de 14% apenas 15 dias após o anúncio das primeiras suspensões. 

Avianca: greve

Ontem (23), comissários e pilotos da Avianca anunciaram uma nova greve nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santo Dumont (RJ)e aconteceria a partir de hoje (24). Na semana passada, os funcionários da empresa suspenderam seus trabalhos, mas retornaram no domingo (19), afirmando que a companhia se beneficiava da ação para cancelar voos deficitários.

Por determinação judicial, os colaboradores deveriam manter 60% das operações durante a greve. Segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), a Avianca não tem pago os salários e benefícios dos funcionários. No dia 13 de maio, a empresa iniciou um processo de demissões em massa, mas não tem acertado as rescisões de cerca de mil pessoas dispensadas até o momento. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Avianca