Desde o início da pandemia, players do setor turístico vêm promovendo levantamentos para entender qual será o comportamento do consumidor diante do novo cenário mundial. De 2020 pra cá, os turistas estão olhando para a retomada das viagens com uma mentalidade diferente. Em levantamento realizado pela American Express, algumas tendências para 2021 foram observadas.

A pesquisa, divulgada hoje (9) pela Phocuswire, foi realizada com 2 mil consumidores dos EUA e 1 mil viajantes da Austrália, Canadá, Japão, Índia, México e Reino Unido. O American Express Travel: Global Travel Trends Report mostra o que mudou para os turistas após um ano de pandemia.

Uma das mudanças mais relevantes foi a implantação do home office e a possibilidade de trabalhar e estudar remotamente. Com a flexibilidade, o tempo de viagens e períodos sofreram alterações. Cerca de 54% dos entrevistados dizem que a liberdade de trabalhar e viajar é mais atraente agora do que antes do coronavírus.

Com muitos provedores de viagens oferecendo opções de reserva flexíveis, os viajantes estão prontos para reservar imediatamente, com 56% dos entrevistados indicando que estão dispostos a fazer reservas, mesmo que seja necessário fazer cancelamentos no futuro.

Os viajantes também estão interessados ​​em locais menos conhecidos, com 69% dos entrevistados dizendo que estão procurando destinos de “segunda cidade”, como Dallas ou Charlotte, na Carolina do Norte.

A pandemia também mudou o que os consumidores consideram um “luxo” durante as viagens. A privacidade se tornou ponto crucial, com 75% dos entrevistados dizendo que as experiências que oferecem privacidade total estão se tornando o recurso mais procurado. Os consumidores também consideram experiências personalizadas (82%) e altos padrões de limpeza (81%) as comodidades mais desejáveis.

American Express: luxo e sustentabilidade

Os viajantes também estão dispostos a pagar mais por essas experiências, com 61% dos entrevistados dizendo que planejam gastar mais do que normalmente gastariam em uma viagem em 2021.

Além de buscar experiências de luxo, os consumidores continuam investindo no turismo culinário, com 62% dos entrevistados afirmando que comer é a principal atividade que têm interesse em fazer durante a viagem.

Os turistas também estão cada vez mais interessados ​​em viagens sustentáveis: 68% dos respondentes concordam que estão tentando estar mais cientes das marcas de viagens amigáveis ​​à sustentabilidade para apoiar, e 72% dizem que estão apaixonados por viajar para destinos para ajudar a aumentar a receita do turismo e o economia local.

As viagens com “carbono negativo” interessam a 55% dos entrevistados e 60% dizem que querem fazer reservas para companhias aéreas que têm um compromisso neutro em carbono.

Os viajantes também desejam locais que priorizam a diversidade e a inclusão , com 69% dos entrevistados dizendo que desejam escolher uma companhia aérea ou hotel que valorize a diversidade e a inclusão e cujos funcionários reflitam uma base de clientes diversificada.

(*) Crédito da foto: freephotocc/Pixabay