Embora a notícia já tenha sido anunciada durante a WTM-LA, agora é oficial: o tradicional Ouro Minas Palace Hotel será convertido no primeiro Dolce Hotels & Resorts by Wyndham da América Latina, passando a se chamar Ouro Minas Dolce by Wyndham. Hoje (21), o Hotelier News participou de uma coletiva de imprensa durante o café da manhã no Perseu Coffee House, em São Paulo, e aproveitou para entender melhor a parceria e a estreia da marca no Brasil.

Antes de tudo, é importante conhecer o diferencial da marca Dolce para o mercado hoteleiro brasileiro. De acordo com Eduardo Cruz Del Rio, vice-presidente de Operações para a América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts, além de hospedagem, salas de reuniões e A&B (Alimentos & Bebidas), a proposta da bandeira é oferecer soluções para organizadores de eventos.

“Com um all inclusive voltado para o setor, os organizadores podem saber de antemão qual será o custo final, incluindo gastos de hospedagem, alimentação e salas de reuniões. Isso não é uma limitação, posto que ainda é possível utilizar os serviços separadamente”, explica o executivo.

“Além disso, considerando este período muito particular da hotelaria mundial, as pessoas estão buscando soluções práticas e conveniência”, afirma Cruz Del Rio. “Mesmo que o foco seja convenções e eventos, durante os finais de semana essas mesmas soluções também garantem que seja um ótimo destino para lazer”, acrescentou.

Presenta ao encontro, Erica Drumond ressalta que o novo conceito do hotel permite que o empreendimento tenha capacidade de receber hóspedes a todo momento. “Aquele hotel independente que antes recebia apenas convenções de terça-feira à sexta-feira, agora pode receber também hóspedes durante os finais de semana. Isso garante que o hotel não tenha mais sazonalidade”, comentou a proprietária do (agora) Ouro Minas Dolce by Wyndham.

“A marca é uma inovação que a hotelaria não vê há muito tempo”, continua Erica. “Nosso hotel é conhecido por ser o único cinco estrelas de Belo Horizonte. Isso para mim já não é mais um diferencial. Os clientes querem inovações e novas experiências”, completou.

Resort urbano e público corporativo

Além do foco em convenções, o hotel também trás a proposta de ser um resort urbano, oferecendo uma variedade de serviços, instalações e pontos de A&B, entre outras novidades. “Há quartos para famílias, kids club, grandes e equipadas copas e academias, além de piscina, spa e salas de reuniões”, listou Erica.

Com isso, Cruz Del Rio explica que o resort é capaz de atrair até mesmo moradores da região. “As pessoas estão redescobrindo hotéis na mesma cidade, percebendo que podem aproveitar de uma boa experiência sem ao menos ter que sair da cidade.”

A proprietária do empreendimento conta que esteve acompanhando de perto o comportamento dos hóspedes e suas demandas ao longo da pandemia. “As coisas estão mudando, as pessoas estão com menos pressa, mais calmas e carentes de interações humanas. Por este motivo, estamos reinstruindo a equipe do hotel para atender a essa nova realidade.”

Quanto à demanda corporativa, que vem se recuperando de forma mais gradual, Erica reconhece que, embora talvez ela nunca retorne completamente, as convenções estão cada vez mais recorrentes, ainda que em menor escala. “Por conta da mudança no modelo de trabalho, com o home office, há uma ausência de contato humano. Por isso, acredito que as empresas vão ter que se encontrar mais para alinhar presencialmente, o que já reflete na demanda de eventos”, observa.

Além de várias outras implementações de tecnologia e reformas no empreendimento para se tornar um Dolce by Wyndham, o antigo Ouro Minas agora oferece um serviço exclusivo para patrocinadores. “A Sala VIP Access garante que os convidados sejam recebidos com as melhores opções de bebidas, computadores modernos e até um mordomo para atender às necessidades do cliente, além de estar aberta 24h”, revela Erica.

Parceria

Após mais de 20 anos filiados à Preferred Hotels & Resorts, o Ouro Minas encerrou o contrato há três meses, assinando na sequência com a Wyndham. “Já conheço a rede há mais de 10 anos, fizemos desenvolvimento de mais de 25 hotéis deles no Brasil. Queria continuar essa amizade e parceria”, acrescenta Erica. “Tudo isso começou com uma ligação do Geoff Ballotti, CEO da rede. Ele me perguntou o que estava fazendo, convidou-me para conversar e agora estamos aqui”, brinca a executiva.

A propriedade também manterá a operação original, fazendo alterações apenas no nome. “Embora não deva acontecer em todos os casos, o Ouro Minas é um hotel bastante tradicional, conhecido na região e esse mercado doméstico é leal e importante”, explica Hiram Della Croce, diretor de Operações para Brasil e Bolívia da Wyndham. “Ele foi escolhido para estrear por suas características preexistentes e potencial de ser um Dolce”, continua.

Ainda assim, o hotel está passando por reformas. Segundo Erica, são obras graduais e silenciosas com sobreposição de materiais, que não incomodam o hóspede. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2023 e, até o momento, mais de R$ 8 milhões já foram investidos.

“A Wyndham é a maior empresa hoteleira do mundo. Temos 22 diferentes marcas, com forte presença em mais de 90 países, e o melhor programa de fidelidade do mercado. Somos uma empresa flexível, somos fáceis de trabalhar pois nos adaptamos para cada mercado”, diz Cruz Del Rio. “Acreditamos no Brasil e no seu enorme potencial, por isso queremos muito crescer no país”, completa.

(*) Crédito da foto: Matheus Alves/Hotelier News