Alessandra Rampasso

Desde a semana passada, Alessandra Rampasso trocou a rotina carioca pela paulistana. A profissional, que comandava o Slaviero Lifestyle Rio de Janeiro, passou a cuidar do cotidiano do Slaviero Essential São Paulo Moema, também como gerente geral.

Há cinco na Slaviero (trabalhou outras 12 temporadas na Atlantica), a executiva agora procura entender mais um novo mercado. "O mercado de São Paulo é mais agressivo e mais estável também", pondera. "No Rio, o desempenho dos hotéis está muito atrelado a situações externas, como questões sociais e econômicas", compara.

Outra diferença citada pela gerente diz respeito à diária média. Segundo a executiva, para minimizar os efeitos da instabilidade econômica, empreendimentos cariocas acabam mexendo mais na tarifa. Enquanto isso, em terras paulistas, o preço é baixado em raras ocasiões.

No empreendimento de Moema, Alessandra tem uma meta inicial definida. "Meu primeiro foco é aumentar a receita que temos com eventos", afirma. Para alcançar o objetivo, a gestora pretende alinhar contatos com empresas que o hotel ainda não atende. Fortalecer parcerias que já existem é o ato seguinte. 

Alessandra Rampasso e a entrada pela área contábil

Formada em Ciências Contábeis e especializada em Gestão de Pessoas, a gerente entrou no segmento de hotéis pela área de Contabilidade. "Trabalhava na área Financeira de uma empresa encarregada da construção de um hotel. A administradora, quando entrou, convidou-me e acabei ficando", lembra.

A partir daí passou a cuidar das finanças dos empreendimentos até participar de um curso interno de aperfeiçoamento. Nesse momento migrou para a gerência geral, papel que ainda desempenha. "Entendo que minha formação ajuda no sentido de entender como funciona uma operação pelo lado financeiro. Essa experiência me ensinou a entender que custos são fundamentais para manter o nível de serviço", aponta.

* Foto de capa: arquivo HN/Peter Kutuchian