Com o objetivo de fomentar dados para tomadas de decisão relacionadas ao setor, a Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) realizou a Pesquisa Viagem de Incentivo, entre novembro de 2021 e março de 2022. Divulgados hoje (14), os resultados do levantamento revelam uma série de insights sobre comportamento do mercado diante do cenário atual de retomada, além dos destinos nacionais e internacionais mais procurados por clientes e agências corporativas.

“Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento das agências de incentivo, as próximas tendências do mercado e os orçamentos previstos”, afirma Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev. “Nesta pesquisa, percebemos os diferentes pontos de vista do cliente e do fornecedor na retomada pós-pandemia. No contexto geral, notamos um maior investimento em fornecedores mais flexíveis, diferenças de destinos e maior procura por viagens pensando no bem-estar”, complementa.

De acordo com o estudo, que contou com a participação de 148 respondentes, sendo 34% clientes de seis estados e 66% agências de incentivo de 11 unidades da Federação, Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados pelos clientes para os próximos dois anos. Já para as agências de incentivo, os preferidos são Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. No ranking internacional, Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Portugal estão na liderança.

Outros insights

Para os respondentes, o feedback de participantes (85%) e apresentação simples dos benefícios (70%) são os principais tipos de informações mais eficazes para demonstrar o valor das viagens de incentivo para as partes interessadas. Além disso, 79% dos respondentes concordam que o desenvolvimento pessoal e profissional do premiado é o mais significativo impacto dessa modalidade de viagem.

A pesquisa também avaliou as atividades consideradas mais importantes para um programa de viagens de incentivo bem-sucedido. Para os participantes, o essencial são elementos de aprendizado e desenvolvimento disponíveis exclusivamente no destino. No entanto, discordam quanto à importância de atividades que promovem bem-estar, com agências colocando este fator como dos mais relevantes e os clientes entre os menos relevantes.

Segundo os entrevistados, a implantação de políticas internas de cancelamento, seleção de fornecedores flexíveis, busca por destinos com atividades ao ar livre e protocolos de saúde mais rígidos serão prioridade na retomada do mercado de incentivo.

Entre a variedade de dados divulgados pela Alagev, vale destacar também que a variação cambial é o que mais afeta os gastos por pessoa nos programas de viagens de incentivo, segundo os participantes. Além disso, a implantação de normas de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde), da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e de políticas de mídia social são as principais tendências de tecnologia e gerenciamento de riscos para os próximos eventos.

(*) Crédito da foto: Artur Tumasjan/Unsplash