Sem o habitual alarde dedicado aos seus novos recursos, o Airbnb silenciosamente voltou a permitir que anfitriões ofereçam novas experiências pela primeira vez desde abril de 2023, quando a submissão de ofertas foi suspensa. A reabertura ocorreu quatro meses antes do previsto, já que estava agendada apenas para 2025, revela o Phocuswire.

A decisão está gerando repercussões entre líderes do setor no LinkedIn, após alguns usuários notarem a atualização no site da empresa. “O Airbnb abriu as experiências novamente para novos anfitriões? Pelo que vi no site, sim!”, escreveu Mitch Bach, CEO e cofundador da TripSchool, que oferece programas educacionais para operadores e guias de turismo.

Embora não tenha feito um anúncio oficial, a companhia confirmou a reabertura, afirmando estar “animada” com o retorno. “Nossa intenção é proporcionar aos hóspedes uma seleção diversificada e autêntica de experiências que reflitam verdadeiramente a cultura e a comunidade das cidades ao redor do mundo,” declarou a empresa. O CEO Brian Chesky também mencionou, em uma recente conferência financeira, o otimismo em relação ao futuro das experiências.

Retrospecto

Nos últimos anos, a categoria de Experiências do Airbnb passou por uma série de mudanças. Em 2022, Chesky as definiu como uma “grande prioridade” para a empresa, mas, um ano depois, a plataforma suspendeu novas submissões. Em maio deste ano, cerca de 5 mil operadores de turismo tiveram suas ofertas removidas por não cumprirem os critérios exigidos.

Durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre, o CEO mencionou que as experiências retornariam apenas em 2025, como parte de uma ampliação dos serviços além das hospedagens. Ele também destacou que elas devem ser acessíveis, exclusivas para o Airbnb e promovidas por meio de vídeos.

Agora, o site da empresa disponibiliza novas ferramentas para os anfitriões gerenciarem pagamentos e agendamentos, além de oferecer uma cobertura de seguro de até US$ 1 milhão.

Repercussão no mercado

A reabertura gerou surpresa entre líderes da indústria, como Madison Rifkin, CEO da Mount, que descreveu a decisão como inesperada. “Isso me sinaliza incerteza — eles ainda estão tentando definir o que as experiências devem ser,” comentou. Outros especialistas, como Brennen Bliss, CEO da agência de marketing Propellic, acharam a reviravolta “impressionante”, enquanto Benjamin Rhatigan, cofundador da Arrival Projects, ironizou o “vai e vem” da estratégia do Airbnb.

O setor de turismo ainda está dividido quanto ao sucesso dessa retomada. Bach afirmou acredita que a empresa enfrentará dificuldades novamente, enquanto Christian Watts, CEO da Magpie, vê potencial. “Os operadores certamente vão querer voltar à plataforma,” ressaltou Watts.

Douglas Quinby, CEO da Arival, reforçou a relevância do Airbnb para o segmento de experiências e manteve o otimismo de que a empresa “encontrará o caminho certo”. Segundo ele, “quando isso acontecer, os resultados podem ser extraordinários”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Airbnb