Recentemente, o Airbnb divulgou o relatório de faturamento referente ao segundo trimestre deste ano. No período, a receita da plataforma foi de US$ 2,1 bilhões, superando o US$ 1,5 bilhão do trimestre anterior. O resultado também ficou 58% frente ao mesmo período do ano passado e 73% em comparação ao segundo trimestre de 2019. Além disso, a empresa teve lucro de US$ 379 milhões.

O resultado, segundo os números, coloca o trimestre como o segundo mais lucrativo da história da empresa, com alta de quase US$ 700 milhões em relação ao segundo trimestre de 2019, segundo o Phocuswire. O Airbnb atribui o crescimento da receita tanto às reservas de noites e experiências e aumento das diárias médias.

As reservas brutas, por sua vez, faturaram US$ 17 bilhões, aumento de 27% na comparação anual. O Ebitda Ajustado também subiu no segundo trimestre, atingindo US$ 711 milhões, mais do que o triplo do segundo trimestre do ano passado e melhora significativa em relação ao prejuízo de US$ 43 milhões do segundo trimestre de 2019.

Outros dados

Embora o crescimento continue mais forte em áreas não urbanas, o Airbnb diz que agora está observando sinais claros de que os viajantes estão retornando às cidades. As diárias brutas reservadas em áreas urbanas de alta densidade representaram 47% das reservas totais no segundo trimestre, superando os níveis do mesmo período de 2019.

As estadias mais longas, de 28 dias ou mais, também continuam fortes, respondendo por 19% das noites reservadas no período e ficando 13% acima do segundo trimestre de 2019. Em relação ao ano passado, o indicador é considerado estável.

O Airbnb pontua que gerou US$ 795 milhões em fluxo de caixa livre no período. Além disso, a plataforma está anunciando um programa de recompra de ações de US$ 2 bilhões. Em carta aos acionistas, a empresa diz que os resultados trimestrais indicam transformação maciça no negócio, creditada ao fato de oferecer “quase todo tipo de espaço em quase todos os locais”.

Em sua atualização mais recente, a plataforma permitiu a divisão de estadias de pelo menos uma semana e até seis meses entre duas propriedades. Além disso, lançou o AirCover, conjunto de proteções para hóspedes, após lançamento semelhante voltado para os anfitriões seis meses antes.

Para o terceiro trimestre, o Airbnb espera que o crescimento de diárias e experiências reservadas ano a ano seja estável com o registrado no segundo trimestre. Além disso, a plataforma tem a expectativa de que as diárias médias sejam ligeiramente mais altas em comparação com o terceiro trimestre de 2021.

Por fim, a empresa espera que sua maior receita trimestral e Ebitda Ajustado ocorra no terceiro trimestre, ficando entre US$ 2,7 bilhões e US$ 2,8 bilhões.

(*) Crédito da foto: Pixabay