Hoje (4) foi a vez do Airbnb divulgar os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2022. A empresa norte-americana registrou faturamento de US$ 1,5 bilhão no período. O resultado supera em 70% o observado no ano passado (US$ 887 milhões). Na comparação com o primeiro trimestre de 2019 – que teve receita de US$ 839 milhões – a alta foi de 80%, aponta o Phocuswire.

O Ebitda Ajustado da empresa, por sua vez, ficou em US$ 229 milhões, ficando acima das perdas de 2019 e 2021. O prejuízo líquido do Airbnb ficou em torno de US$ 19 milhões, representando melhoria frente à baixa de US$ 292 milhões observada em 2019.

Os números expressivos – apesar da derrota recente no mercado europeu – são creditados, em parte, ao crescimento da demanda, proporcionado pelo aumento do ritmo da vacinação contra a Covid-19. Por outro lado, a empresa considera que o cenário ainda é de incertezas, devido a fatores como o conflito na Ucrânia.

Outros indicadores

Com exceção da Ásia, todas as regiões onde o Airbnb está presente estão registrando alta nas room nights. Neste sentido, o principal destaque é a América Latina, com o indicador avançando 65% em relação a igual período de 2019.

A plataforma afirma que as restrições a viagens, especificamente na China, impediram a recuperação significativa das reservas na Ásia. “Embora tenhamos visto o Covid-19 distorcer os padrões históricos de sazonalidade em 2020 e, em menor grau, no primeiro semestre de 2021, estamos retornando aos níveis pré-pandemia neste ano”, afirmou a empresa no balanço.

Além disso, Brian Chesky, CEO do Airbnb, afirma que, atualmente, a empresa obtém 90% do seu tráfego por meio de canais diretos ou não pagos. “Hoje, nosso principal impulsionador é a inovação, mas não podemos descartar o papel fundamental da publicidade em nossas estratégias. O papel do marketing não é comprar clientes, mas educar as pessoas sobre nossos novos recursos e ofertas”, pontua.

O CEO da empresa também ressalta que o investimento em experiência será um dos principais focos do Airbnb ainda este ano e, com mais intensidade, em 2023. Para isso, Chesky destaca que a empresa deve anunciar uma série de melhorias ainda neste mês com o intuito de atrair mais anfitriões para a plataforma.

(*) Crédito da foto: ManuelaJaeger/Pixabay