Enquanto algumas redes hoteleiras oferecem testes de Covid-19, o Airbnb criou uma ferramenta para que os anfitriões solicitem o status de saúde dos hóspedes antes da estadia. Os clientes também deverão declarar se foram expostos à doença recentemente. As informações foram divulgadas pela Phocuswire

O Health Safety Assertion faz parte das medidas de prevenção da plataforma. A solução está sendo desenvolvida de acordo com diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e de agências locais, como Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. O mercado norte-americano entre outras regiões não divulgadas serão os primeiros a receberem a ferramenta.

O Airbnb diz que a primeira fase do programa será para os hóspedes declararem a exposição e os sintomas, mas pode ser expandido para incluir a notificação de resultados de testes e vacinações.

Airbnb: como funciona

A declaração acontecerá no momento da reserva e os hóspedes também atestarão que – mais perto do check-in – eles entrarão em contato se apresentarem sintomas do Covid-19 ou se tiverem sido expostos recentemente ao vírus.

Ao contrário das divulgações de saúde obrigatórias introduzidas por algumas fronteiras e companhias aéreas, no caso do Airbnb, a declaração é, atualmente, um programa voluntário, mas isso pode mudar conforme as orientações de agências sanitárias mudem.

“Como fizemos com nossos programas de apoio à saúde e segurança durante a pandemia, procuraremos aprender como a ferramenta é usada e aplicar esses aprendizados. Isso nos permite entender melhor como ela pode servir melhor à comunidade. Como as pessoas planejam se reconectar com segurança com familiares e amigos no próximo ano, os viajantes estão considerando a segurança: em uma pesquisa recente, 44% citaram os protocolos de saúde e segurança como uma consideração principal ao decidir onde ficar durante o planejamento de sua próxima viagem. Os consumidores também procuram casas inteiras que priorizem a privacidade e mais controle sobre o ambiente”, afirma um porta-voz da plataforma ao Phocuswire.

(*) Crédito da foto: waldemarbrandt/Unsplash