Visando a retomada consciente do turismo, proporcional ao aumento da vacinação no Brasil, o Airbnb, que lançou mais de 50 atualizações em novembro, celebrou uma parceria com a prefeitura de Ilhabela (SP). A iniciativa prevê a colaboração em áreas como inteligência de mercado, para o compartilhamento de informações relacionadas ao setor turístico.

Com a parceria, o Airbnb compartilhará dados agregados sobre comportamento e tendências de viagens com foco na cidade, auxiliando na elaboração de estratégias e no planejamento de ações para o setor. Além disso, a empresa irá dividir boas práticas e inovações desenvolvidas pela plataforma, principalmente as que dizem respeito às viagens seguras e responsáveis, buscando cooperação técnica sem envolvimento de recursos financeiros.

“Essa parceria é fundamental, tanto para traçar o perfil do turista que procura Ilhabela, quanto para a elaboração do nosso plano de cargas. O Airbnb tem acesso a dados de inteligência de mercado fundamentais para o plano, com o número de visitantes, motivo da viagem e datas mais procuradas”, destaca Toninho Colucci, prefeito da cidade.

Airbnb: buscas crescem em Ilhabela

A cidade tem se destacado em relação às buscas de acomodações no Airbnb. “Ilhabela está conseguindo alavancar novamente a sua indústria, que é o turismo, após mais de um ano de restrições. A plataforma, assim como a cidade, está comprometida a sempre adotar, cobrar protocolos e ações para que os nossos visitantes continuem seguros e possam gozar de saúde para usufruir de todos os nossos atrativos”, ressalta Luciana Leite, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela.

“O Airbnb possibilita um perfil de turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia da cidade de forma responsável e segura, com todos os protocolos de higienização e saúde. Esses aspectos ganham ainda mais relevância no contexto da busca por destinos locais e do momento de pós vacinação”, acrescenta Daniela Teixeira, gerente sênior de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.

O retrospecto da atuação da plataforma no Brasil também é positivo. Em 2019, o faturamento no país chegou a R$ 10,5 milhões, considerando os gastos dos hóspedes em diversos segmentos relacionados ao turismo, como comércio local. Já em 2020, 50% dos anfitriões brasileiros afirmaram que a renda obtida com a locação de seus espaços no Airbnb possibilitou que eles permanecessem em casa durante a pandemia e 63% apontaram a renda extra como principal motivo para alugar imóveis durante o período.

Protocolos de segurança

No contexto da pandemia, aspectos ligados à higienização e segurança ganharam relevância ainda maior na decisão do viajante. Por isso, a plataforma desenvolveu o Protocolo Avançado e Higienização em cinco etapas, com orientações de autoridades sanitárias e especialistas internacionais como o CDC (Centro de Controle de Doenças), dos EUA.

Em agosto do ano passado, o Airbnb proibiu festas e eventos em acomodações, a fim contribuir para estadias responsáveis. Além disso, a empresa anunciou uma expansão dessa política para o Réveillon deste ano.

(*) Crédito da foto: andersondieguez/Pixabay