air nostrumAérea espanhola é especializada em voos regionais na Europa

Após Norwegian e Air Europa, a espanhola Air Nostrum solicitou autorização para operar voos regionais no Brasil. A empresa pretende iniciar as rotas ainda este ano, e aguarda a confirmação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para pleitear os horários das frequências em aeroportos internacionais.

Há menos de um ano após a abertura total do mercado aéreo para investimentos estrangeiros, este é o segundo pedido recebido pela Anac. Em maio de 2019, a Globalia Linhas Aéreas foi autorizada a atuar no mercado doméstico

“A chegada destas empresas internacionais ao mercado doméstico tem tudo para reduzir o preço das passagens no Brasil. O aumento da competitividade beneficia o turista brasileiro e contribui definitivamente para o crescimento econômico e social do país”, comemora Marcelo Álvaro, ministro do Turismo.

A abertura de empresas que operam voos domésticos ao capital estrangeiro foi permitida a partir de junho de 2019, com a publicação da Lei nº 13.842/19, que eliminou limites de investimento internacional em companhias que pretendem atuar no país. Antes, o Código Brasileiro de Aeronáutica determinava que pelo menos 80% do capital com direito a voto nas aéreas deveriam pertencer a brasileiros – ou seja, restringia a 20% a participação estrangeira.

Pesquisa realizada pelo MTur (Ministério do Turismo) revelou que 75% dos brasileiros são a favor do aumento do número de empresas aéreas em operação no Brasil. De acordo com a Anac, em rotas aéreas com distância de 1.000 km, por exemplo, a tarifa aérea média cobrada por uma empresa sem concorrente em 2018 foi 33% maior que a praticada em ambientes competitivos (com duas ou mais companhias).

Air Nostrum: low costs

Nos últimos dois anos, novas empresas aéreas de baixo custo, as chamadas low costs, entraram no mercado brasileiro. Norwegian, Sky Airlines, Flybondi e Jetsmart já operam voos para várias cidades do país, como São Paulo, Salvador, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Porto Alegre, indo e vindo de Londres, na Inglaterra; Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile. Já a Virgin Atlantic, uma das maiores companhias aéreas do Reino Unido, iniciará viagens para Londres a partir de março deste ano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Air Nostrum