Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul foi duramente afetado por fortes chuvas que atingiram o estado. No turismo, assim como na maioria dos setores, o esforço está concentrado na volta à normalidade. A partir de 21 de outubro, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a operar voos.

Os pousos e decolagens estão suspensos no terminal desde 3 de maio, quando as enchentes provocadas pelos temporais atingiram a capital gaúcha. A venda de passagens para o destino já foi retomada e, até o final do mês de outubro, as principais companhias já terão definido a malha aérea de retorno das operações, contabilizando 81 voos diários no total, que serão operados das 8h às 22h.

A retomada da operação no Aeroporto Salgado Filho, obviamente, irá estimular o turismo e elevar a ocupação dos hotéis da cidade e também em outros destinos do estado, visto que turistas que visitam Gramado chegam ao estado via Porto Alegre. De acordo com dados apurados recentemente pela reportagem do Hotelier News, a média de ocupação na capital gaúcha está entre 40% e 45%.

Retomada

Além da pista de pouso e decolagem, as pistas de táxi e o pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do Aeroporto Salgado Filho. A primeira fase de limpeza e avaliação de danos já foi concluída. Na segunda etapa, prevista para encerrar em outubro, será feita a recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.

São 1,3 mil metros de extensão, equivalentes a 60 mil metros quadrados (m²) da pista de pouso e decolagem; e 20 mil m² do pátio 1, local onde as aeronaves ficam estacionadas.

Outro anúncio já feito pelas companhias aéreas são as cidades que irão se conectar novamente com Porto Alegre. A Azul anunciou voos da capital gaúcha para Campinas (SP), Curitiba, Belo Horizonte, Congonhas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), além das ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, dentro do estado do Rio Grande do Sul.

Já a Gol anunciou que, a partir do dia 27 de outubro, fará 34 voos diários, dos quais nove serão para Congonhas (SP), quatro para o Galeão (RJ), três para Guarulhos (SP) e um para o Aeroporto Internacional de Brasília. Em dezembro, a companhia aumentará as ofertas de voos para a alta temporada.

A partir de 27 de outubro, a Latam operará de 15 a 17 voos diários do Aeroporto Salgado Filho para cinco aeroportos: Brasília, Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Curitiba e Galeão (RJ). Após a data de 16 de dezembro, a empresa afirmou que passará a ofertar de 20 a 22 voos diários para a localidade.

O MTur (Ministério do Turismo) tem atuado para auxiliar o trade turístico após as enchentes que atingiram o estado em maio deste ano. O Ministério disponibilizou R$ 200 milhões do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), voltados à concessão de financiamentos, com condições especiais para atividades turísticas prejudicadas.

Além disso, foi lançada a campanha “Não Cancele, Reagende!”, que incentiva visitantes a reprogramarem viagens ao Rio Grande do Sul. Outra iniciativa foi a articulação, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, de uma malha aérea emergencial para atender à demanda do estado.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Passageiro de Primeira