Após mais de dois meses de interrupção devido a uma inundação histórica, o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma hoje (15) as operações de embarque e desembarque de passageiros, antes do previsto. No entanto, os voos continuam a partir da base aérea de Canoas, localizada na região metropolitana da capital gaúcha, segundo informado pela Folha de São Paulo.

A concessionária Fraport, responsável pela administração do Salgado Filho, disponibilizou ônibus para transportar os passageiros do aeroporto até o aeródromo militar de Canoas, onde acontecem os pousos e decolagens. A empresa enfatiza que os passageiros não devem se dirigir diretamente à base aérea da cidade vizinha para o embarque.

No Salgado Filho, os procedimentos de check-in e despacho de bagagem serão realizados em uma área adaptada do terminal internacional que não foi afetada pelas enchentes. Até o dia 14 de maio, esses serviços estavam ocorrendo em um terminal provisório no ParkShopping Canoas, que agora está desativado.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou na última quinta-feira (11) a ampliação do número de voos comerciais semanais na base aérea de Canoas, aumentando de 49 para 87 operações semanais, além de permitir que o local funcione 24 horas por dia. Apesar disso, a reabertura do aeroporto Salgado Filho para voos em Porto Alegre ainda não tem data definida, devido aos reparos necessários na infraestrutura danificada pelas águas do lago Guaíba em 3 de maio.

Procedimentos de viagem

Os passageiros devem adquirir suas passagens diretamente com as companhias aéreas, utilizando como destino ou ponto de partida a base aérea de Canoas (código QNS). A partir de hoje, os passageiros devem se apresentar no Salgado Filho. Os viajantes serão transportados do aeroporto até Canoas em ônibus fornecidos pela concessionária.

Os serviços de check-in e embarque serão realizados no terminal internacional, com acesso pela rampa externa que leva ao piso 2. A inspeção de segurança será feita no piso 3. Segundo a Anac, os passageiros devem se apresentar no aeroporto Salgado Filho três horas antes do voo, e o processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes da decolagem. O terminal funciona das 6h às 21h.

Após o pouso em Canoas, os passageiros serão acompanhados por funcionários da Fraport até os ônibus que os transportarão de volta ao aeroporto da capital. Não será permitida a saída diretamente pela base aérea de Canoas. Não é permitido que os passageiros utilizem transporte particular da base de Canoas até Porto Alegre. Todos devem embarcar nos ônibus fornecidos pela Fraport para seguir até o Salgado Filho, de onde poderão solicitar seus transportes particulares.

No final de junho, a Fraport anunciou a conclusão da limpeza do piso do terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho. Antes disso, em 11 de junho, o terminal de cargas já havia sido reaberto. Segundo a Anac, o local foi vistoriado e recebeu a autorização da Anvisa, Receita Federal e da Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional) do Ministério da Agricultura e Pecuária para voltar a operar.

Esta retomada de operações no Salgado Filho representa um passo importante para a normalização dos serviços de transporte aéreo em Porto Alegre, após os transtornos causados pela inundação. A colaboração entre a Fraport, a Anac e outras autoridades garante que os passageiros possam retomar suas viagens com segurança e eficiência.

(*) Crédito da foto: Folhapress