Logo após a abertura da Adit Share, foi realizada a palestra Saindo da crise: o futuro do setor no Brasil e lá fora. Participaram dos debates Felipe Cavalcante, presidente de honra da Adit Brasil e fundador Matx; Francisco Costa Neto, ex-CEO da Aviva e managing partner da Beta Advisory; e Gerardo Rioseco, presidente da Amdetur e vice-presidente do Grupo Posadas, do México.

Na abertura do painel, Neto destacou as oportunidades de captação de novos negócios como fator decisivo para a evolução do setor. Para ele, as perspectivas para os próximos anos são positivas, citando ainda tendências, novidades e possibilidades de investimento.

“Acho que existem ofertas muito singulares no mercado, pensando na captação de recursos para o setor. Diria que transações como recompra de dívida e equity são tendências que continuam crescendo, mas em um nicho específico. Agora, é complexo explicar para investidores e o mercado capitais de forma geral como a multipropriedade funciona, porque existem diversos setores dentro de um único mercado, envolvendo diferentes players”, disse.

Por isso, Neto pontuou a importância dos atores do setor entenderem bem o modelo de negócio para haver sucesso nos projetos em cada uma das diferentes pontas que ele se comunica. “Buscar entender a multipropriedade no back é essencial para que, posteriormente, se entre no front. É necessário saber o que se está demandando”, declarou.

Adit Share: exemplo mexicano

Em seguida, Rioseco citou alguns números da indústria de timeshare no México, destacando o preço médio no mercado. “Temos produtos de diferentes faixas de preço, mas nosso a média tem figurado entre US$ 15 mil e US$ 18 mil”, comentou o executivo, destacando mudanças no perfil do público-alvo do segmento. “Hoje, as pessoas buscam mais por serviços, não só o produto físico em si”, completa.

Cavalcante complementou a fala dos participantes, afirmando que o mercado de multipropriedade, no início, era permeado por certa desconfiança, visto que o grande público ainda não conhecia o setor.

“Hoje, os consumidores sabem o que querem e como o segmento funciona, tornando a transação muito mais fácil e segura, diminuindo as chances de erro. Então, estamos vendo uma transformação positiva, muito embora ainda haja muito espaço para evolução e consolidação”, acrescentou.

Antes do fim, Neto deixou uma mensagem para os participantes, alertando que, apesar do bom momento e do persistente crescimento do setor, há muito ainda a se fazer para que essa expansão seja sustentável.

“Essa bonança que vivemos, esse crescimento de dois dígitos, ele vai passar. Temos que aproveitar esse bom momento, em que há muitos recursos à disposição, para investirmos na nova geração de produtos, processos e vendas”, comentou. “Isso porque algumas tendências como subscription vão aparecer e, se sua empresa não aproveitar, alguém vai acabar atuando nesse nicho. O mercado precisa mudar, não podemos seguir como estamos desenvolvendo-o agora para termos mais sustentabilidade”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News