Foi aberta oficialmente há pouco a Adit Share 2021. Promovido de maneira híbrida pela Adit Brasil, o evento acontece no Bourbon Atibaia Resort até amanhã (24). Cerca de 450 inscritos estão presencialmente no seminário para acompanhar os conteúdos sobre os segmentos de timeshare e multipropriedade.

Caio Calfat, presidente da Adit Brasil, abriu o fórum oficialmente agradecendo a presença dos participantes e anunciando que, até o final do encontro, anuncia o local do seminário em 2022. Além disso, o presidente da Adit Brasil citou que a programação destacará as alternativas criadas pelo setor de multipropriedade e timeshare para continuar crescendo.

“É um setor que vem ganhando cada vez mais espaço, produzindo novas alternativas e atraindo vários tipos de público”, destacou Calfat. “Temos aqui também algumas delegações de municípios de São Paulo como Olímpia e Itupeva, que vêm manifestando interesse crescente pelo segmento”, completa.

Adit Share: panorama do setor

Logo na sequência, Calfat apresentou, juntamente com Alexandre Mota, a pesquisa Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedade no Brasil 2021, que contemplou basicamente o período da pandemia.

“Hoje nós temos 128 empreendimentos em lançamento, construção e desenvolvimento. Há projetos nas cinco regiões do país e o que foi interessante de 2020 para 2021 é que as regiões Sul e Sudeste despontaram como polo de multipropriedade”, comentou Mota, lembrando que, inicialmente, a indústria de multipropriedade se desenvolveu no Centro-Oeste.

“A pesquisa mostrou que, apesar de tudo, 19  empreendimentos foram lançados ao longo do ano passado. Mais ainda, de certa forma, a indústria conseguiu gerenciar o estoque e as vendas. Dessa forma, o efeito da pandemia para este mercado foi desafiador, mas não foi catastrófico”, pontua Mota.

Adit Share - estudo multipropriedadeCalfat e Mota durante a abertura da Adit Share 2021

De acordo com o levantamento, 2021 registrou 19 novos empreendimentos, com um total de 3.477 unidades habitacionais e mais de 136 mil cotas. O impacto adicional no VGV (Valor Geral de Vendas) do setor foi de R$ 4,1 bilhões, com tempo médio de compartilhamento de 1,29 semanas. Em relação ao preço médio das cotas, o valor é de R$ 30.726.

“Foi interessante ver dentro destes números que surgiram novos grupos compradores, dando todo um sentido de planejamento futuro do que pode ser feito. Em paralelo, apareceram muitos clientes abaixo de 30 anos e acima de 50. Ou seja, nota-se que existe público diferente que está se interessando por multipropriedades, não necessariamente o casal com crianças pequenas como tem sido historicamente”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News