A poucos dias da 10ª edição do Adit Share, as expectativas não poderiam ser melhores. A organização do evento, que será realizado de quinta-feira (2) a sábado (4), no Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), prevê receber 500 participantes no formato presencial, além de uma fatia ainda maior de público online.

“Nestes 10 anos, nosso crescimento vem sendo sentido a cada edição. À medida que o segmento de multipropriedade se consolida como um dos mais importantes do turismo imobiliário, o Adit Share atrai cada vez mais pessoas”, afirma Caio Calfat, presidente da Adit Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), em entrevista ao Hotelier News.

Adit Share - Caio_Calfat

Calfat: entrada de redes garante credibilidade ao setor

Calfat pontua ainda que, em relação ao segmento de multipropriedade, o setor já avançou consideravelmente em 2022 frente ao ano anterior. “É um mercado que não para de crescer, com aumento de VGV (Valor Geral de Vendas), novos empreendimentos e destinos. Agora, a grande preocupação que temos é em relação ao desenvolvimento sustentável, pois é necessário preparar cada praça com calma para receber projetos de multipropriedade”, acrescenta.

“Antes de qualquer coisa, os destinos precisam garantir que sua estrutura comportará grandes volumes de público, porque o empreendedor muitas vezes não se atenta para este tipo de obstáculo”, completa Calfat, ressaltando que a principal novidade do segmento nos últimos anos tem sido a entrada das redes hoteleiras.

Complementando o raciocínio, Fabiana Leite, diretora da RCI, destaca que a expectativa positiva para o Adit Share é resultado do trabalho realizado na última década. “O mercado vem crescendo consideravelmente e se solidificando e, por conta disso, percebemos que cada vez mais pessoas se interessam por projetos e empreendimentos no setor”, pontua.

Programação: destaques

Na programação, palestras com diversos players do segmento, abordando pontos estratégicos para garantir a continuidade dos bons indicadores do setor. “Como sempre, são discussões que vêm de pessoas que já participam do setor, porque os interessados gostam de ouvir a visão de profissionais experientes”, afirma Fabiana.

“Todos os temas são muito importantes, até porque os painelistas são minuciosamente escolhidos pela organização do evento. Como temos grande abrangência de serviços e planejamento, todos os pontos serão muito bem abordados pelos players”, complementa Calfat.

A grade de palestras pode ser conferida na íntegra no link.

Impactos da crise no setor

Apesar do otimismo mais do que evidente, ambos os executivos reconhecem os impactos da crise dos dois últimos anos no setor. Por outro lado, destacam que toda a cadeia de multipropriedade foi rápida em buscar soluções para driblar as dificuldades.

“A carteira de timeshare ajudou muito durante a pandemia, porque os clientes continuaram pagando seus produtos. Os números em vendas no ano passado superaram 2019 e, para este ano, a expectativa é continuar crescendo e ficar de 20% a 30% acima de 2021”, explica Fabiana.

Calfat, por sua vez, analisa que o impacto negativo foi menor do que se esperava. “É evidente que se vendeu menos. Sem crise econômica e pandemia, não teríamos problemas. Só que não se vendeu MUITO menos. Se comparado, por exemplo, ao desempenho dos hotéis neste período de crise sanitária, a diferença é evidente”, endossa.

O executivo diz que o setor de multipropriedade foi um dos que tiveram crescimento mais evidente nos mercados imobiliário e turístico nos últimos anos e, por conta disso, existe grande expectativa de continuar esse avanço.

“Nos últimos anos, o setor nunca esteve tão organizado quanto está agora, e isso é muito positivo para garantir a continuidade do crescimento. Ainda assim, precisamos estar preparados para novos desafios, analisando todos os riscos, para não sermos pegos de surpresa como aconteceu na pandemia”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Adit Brasil

(**) Crédito da foto: Arquivo HN