No primeiro trimestre de 2021, os setores de viagens e de emissão de bilhetes aéreos tiveram uma participação relevante nas transações globais de comércio eletrônico. Os segmentos foram responsáveis por grande parte do crescimento do mercado, segundo dados da ACI Worldwide – fornecedora de softwares e soluções de pagamento digital em tempo real.

De acordo com o Índice de Fraude no Comércio Eletrônico da ACI, as vendas globais de comércio eletrônico aumentaram 15% durante o primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período em 2020. O aumento foi impulsionado em parte por um aumento de 122% nas vendas de viagens e bilhetes aéreos, que mostraram fortes sinais de recuperação no segundo trimestre deste ano em comparação com o segundo trimestre de 2020.

Os setores de entretenimento digital e melhorias para a casa também registraram fortes vendas, pois os consumidores continuam a investir em projetos de bricolagem e os jogadores encontram novas maneiras de interagir dentro de suas comunidades de jogos eletrônicos.

“À medida que as restrições às viagens começam a diminuir, mais comerciantes estão oferecendo maior flexibilidade nas reservas de passagens, permitindo aos consumidores mudarem datas e horários conforme necessário e dando-lhes confiança nos gastos com viagens”, disse Debbie Guerra, vice-presidente executiva da ACI Worldwide. “Com mais pessoas querendo escapar do dia a dia das cidades, esperamos que o setor de viagens e de emissão de bilhetes continue este tão esperado impulso nas vendas”.

O Índice de Fraude no Comércio Eletrônico da ACI também destaca que, como resultado da pandemia, os fraudadores digitais têm se adaptado rapidamente aos novos processos de compra e pagamento e estão ativamente se direcionando aos novos canais. De acordo com a pesquisa, as fraudes via aparelhos móveis aumentaram 1,22% no primeiro semestre de 2020 e 1,32% no primeiro semestre de 2021.

O cada vez mais popular canal BOPIS (“compre online, retire na loja”) sofreu um aumento de 6,17% nas tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2021, com o valor médio aumentando em 4 dólares em relação ao primeiro trimestre de 2020. Os setores de jogos e telecomunicações experimentaram as maiores taxas de tentativas de fraude no primeiro semestre de 2021, enquanto as taxas de tentativas de fraude em outros setores vêm diminuindo ao longo deste ano.

ACI Worldwide: panorama

Confira os melhores desempenhos em volume de transações no primeiro semestre 2021 vs primeiro semestre de 2020

– Telecomunicações: 20%

– Emissão de bilhetes: 20%

– Viagens: 19%

– Gaming: 18%

(*) Crédito da foto: Unplash