A Accor anunciou hoje (19) que completou a venda de uma fatia de 1,5% que detinha do Huazhu Group Limited, que é uma das cinco maiores redes hoteleiras do mercado chinês. Em comunicado enviado ao mercado, a companhia francesa informou ter recebido € 239 milhões pela transação, a segunda do tipo feita em menos de dois anos.

Em 2019, a Accor havia vendido 5% dos papéis que possuía do Huazhu Group Limited pelo valor de US$ 451 milhões. O grupo chinês é, desde 2016, o principal parceiro da rede francesa no mercado chinês. Juntas, as duas organizações desenvolvem hotéis das marcas Grand Mercure, Novotel, Mercure, ibis Styles e ibis no país asiático.

Com a transação, a Accor agora passa a deter uma participação de 3,3% no controle acionário do Huazhu Group Limited. Mesmo com a venda de nova fatia, a rede francesa continuará tendo um representante no Conselho de Administração do grupo chinês.

Accor e Huazhu Group Limited

No comunicado, a rede francesa informou que a transação permitirá cristalizar a criação de valor adicional em cima do investimento inicial feito no grupo chinês. Ao mesmo tempo, em meio à pressão no caixa de todas as redes hoteleiras internacionais, o negócio é um reforço a mais de recursos nos resultados da Accor no próximo exercício fiscal.

“A Accor e a Huazhu continuarão a desenvolver sua parceria de sucesso iniciada em janeiro de 2016. Até aqui, o acordo de master franquia permitiu a inauguração de 300 hotéis econômicos e midscale na China, principalmente das marcas ibis, Novotel e Mercure. Mais de 200 propriedades no pipeline estão programadas para serem inauguradas nos próximos três anos”, finaliza o comunicado da Accor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor