Com uma receita que chegou a € 589 milhões no terceiro trimestre, a Accor sentiu uma boa recuperação com o verão no Hemisfério Norte. Já na América do Sul, o RevPar ainda está 39% abaixo do performado em 2019, mas o avanço da vacinação impulsiona a retomada na região. O indicador global melhorou 20 pontos percentuais frente ao segundo trimestre de 2020 e as demandas se traduziram em preços mais elevados do que no terceiro trimestre do último ano antes da pandemia em 19 localidades como França, EUA e Emirados Árabes, onde a oferta lifestyle é robusta.

Setembro e outubro confirmaram o retorno de viajantes corporativos e atividades do segmento Mice. A receita da rede no período representou alta de 79% em comparação com o terceiro trimestre de 2020 e 40% inferior a 2019.

“Este terceiro trimestre de 2021 testemunhou um aumento genuíno na demanda. Nosso negócio era muito forte neste verão na Europa, Oriente Médio e Américas, especialmente para destinos de lazer. Espera-se que essas tendências persistam até o final do ano. As pessoas estão ansiosas para viajar novamente. Com esta recuperação, nossa visão de aumento em hospitalidade para servir nossos hóspedes além de seus quartos de hotel, foi confirmada com a aceleração das atividades de lifestyle e entretenimento”, disse
Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor.

“As equipes estão totalmente mobilizadas para apoiar essa recuperação, lançando novos serviços, como o cartão de pagamento ALL na França e através de campanhas de comunicação globais. Nosso renovado espírito vencedor, combinado com rígida disciplina financeira, são os pilares sobre que continuaremos a melhorar nosso desempenho trimestre a trimestre”, acrescenta.

Mudanças no escopo de consolidação (aquisições e alienações) contribuíram positivamente com € 7 milhões, em grande parte devido à consolidação total da SBE desde o quarto trimestre de 2020. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de € 5 milhões, principalmente devido ao dólar americano.

Accor: resultados

Durante o terceiro trimestre, a Accor inaugurou 82 hotéis, representando 10.000 quartos, ou seja, crescimento de  2,5% nos últimos doze meses. O Grupo mira alta de 3% na base anual de 2021. No final de setembro, a rede tinha um portfólio de hotéis de 769.000 quartos (5.252 hotéis) e um pipeline de 211.000 quartos (1.187 hotéis).

O aumento de receita da Accor foi de 94% relacionado a HotelServices e 57% para ativos de hotel e outros. A Gestão de Franquia teve faturamento de € 151 milhões, aumento de 107% frente a 2020 e queda de 45% em comparação com 2019.

O RevPar consolidado caiu 37% no geral no terceiro trimestre de 2021 em relação ao terceiro trimestre de 2019. Este declínio reflete um ambiente que permanece limitado pela situação de saúde e restrições de viagens em muitos países.

O RevPar no sul da Europa teve uma melhoria sequencial sólida em -25% em relação ao terceiro trimestre de 2019, impulsionado pela força da demanda doméstica de turismo de lazer durante o verão. Na França, o indicador caiu 23% em relação ao terceiro trimestre de 2019.  Na Espanha, o RevPar declinou em 39% em relação ao terceiro trimestre de 2019.

Nas Américas, o indicador teve queda de 38% em relação ao terceiro trimestre de 2019, refletindo uma melhoria em relação ao segundo trimestre de 2021. Na América do Norte / Central e Caribe, o RevPar caiu 38%. O Canadá, que abriu recentemente suas fronteiras, contribuiu de forma notável para este desempenho.

Em outubro, a Accor fechou oficialmente sua parceria com a Ennismore, incorporando 66,67% da empresa, enquanto Sharan Pasricha, CEO do grupo britânico, possui 33,33%.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor