accorRede possui um Comitê LGBTTI+ formado por representantes de diversas áreas da empresa

Alinhada aos valores da empresa, que tem diversidade como um dos principais ativos, a Accor celebra o dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, e reafirma seu compromisso com a comunidade, trabalhando em políticas mais igualitárias. 

No ano passado, a marca aproveitou a data para promover, em sua sede em São Paulo, um evento com lideranças LGBTI+,  e Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul. Este ano, todavia, Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul, explica que "por conta do período desafiador que o mundo está vivendo, não teremos um evento, porém continuamos a afirmar que a Accor tem como propósito receber bem e proporcionar experiências positivas para todos os seus clientes e colaboradores".

Accor: ações em prol da diversidade

Para garantir que seus valores sejam refletidos em ações, o grupo conta com um Comitê LGBTI+, formado por representantes de diversas áreas da empresa. E a empresa busca representar tais valores também em sua equipe: no ano passado, realizou um processo seletivo para profissionais transexuais, com cerca de 200 inscritos e vagas em áreas diversificadas da empresa.

Outra ação realizada foi o lançamento de uma cartilha da diversidade, para que os hotéis recebam da melhor forma possível os clientes LGBT+, de forma a garantir que se sintam à vontade e acolhidos. No Brasil, ao fim do ano passado, a marca patrocinou a 3ª edição do Casamento Coletivo Igualitário em São Paulo. Na mesma época,, recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade na categoria LGBTI pelo projeto Compromisso com a Diversidade LGBT+.

Tais princípios espalham-se por todas as unidades, em âmbito global. Na América do Sul, mais especificamente na Argentina, a Accor anunciou em abril do ano passado, a incorporação à Câmara de Comércio LGBT+ da Argentina (CCGLAR), onde atuou em diferentes atividades voltadas para o segmento de mercado composto por viajantes LGBTI+ ao longo de 2019.

Já na Colômbia, desenvolveu uma estratégia LGBTI+ como política de inclusão. Incorporando o manual "Compromisso com a Diversidade", material que reúne conteúdo teórico e prático sobre como receber turistas LGBTI+, e políticas inclusivas que extendem-se não somente aos hóspedes, mas também aos funcionários.

Neste contexto, a marca lançou em agosto de 2019 um outro manual, específico para recrutamento e seleção de talentos LGBTI+ e um programa de treinamento para seus gerentes. O anúncio foi feito durante a participação da Accor na Gnetwork360.

(*) Crédito da foto: lillen/Pixabay