O movimento já havia sido anunciado por Thomas Dubaere, CEO da Accor para a América do Sul, em entrevista ao Hotelier News, em setembro. Agora, a rede oficializa sua estratégia em penetrar o mercado de coliving com o lançamento de uma categoria de UHs privativas, espaços de convivência em áreas comuns e atividades para os moradores. A novidade faz parte do portfólio ALL – Accor Live Limitless, e aposta em um novo formato de moradia.

A busca pelo nicho de mercado vem de encontro com as mudanças de comportamento dos clientes, com unidades em localizações privilegiadas em centros urbanos. “A proposta de coliving, bastante comum na Europa e nos Estados Unidos, virou tendência no Brasil. O conceito da moradia compartilhada incentiva a colaboração, integração e sustentabilidade, além de promover mais contato social e incentivar a vida em comunidade. Identificamos um potencial muito grande nesse segmento, nos permitindo aproveitar uma estrutura que já temos”, explica Dubaere.

O ALL Coliving chega com uma proposta simplificada, sem burocracias e com a expertise de hospedagem da rede francesa. Os principais benefícios do produto são: infraestrutura com excelência hoteleira, suporte 24 horas e serviços on demand, como arrumadeira, restaurante, coworking, lavanderia, estacionamento e manobrista. Wifi, energia, água, gás e segurança 24 horas já estão inclusos no valor da mensalidade. Além disso, os moradores ganharão pontos ALL até ao morar. Ao todo, são três modalidades: Smart, Flex e Premium.

Accor: modalidades

Na modalidade Smart, são ofertados quartos e os ambientes coletivos como copa, lavanderia e coworking, dispondo de utensílios para atender as necessidades do cliente. Além disso, os espaços coletivos promovem a integração entre os moradores. O modelo Flex equilibra a convivência e a individualidade. Além dos ambientes coletivos de copa, lavanderia e coworking, os quartos dessa modalidade possuem microondas e refrigerador.

Já na modalidade Premium, é possível encontrar espaços compartilhados como coworking, copa e lavanderia coletiva. Tudo isso somado a itens como cooktop, microondas e refrigerador.

O produto visa facilitar a vida do perfil de cliente entre 25 e 35 anos, que ficam hospedados por média de seis meses, não possuem automóvel, valorizam a mobilidade urbana e gostam de viver perto dos interesses pessoais e profissionais, como cursos e escritórios onde trabalham, além de ter acesso fácil a boas experiências gastronômicas e culturais.

“O ALL Coliving é para aquelas pessoas que cuidam da saúde e do bem-estar, gostam de viajar e de estar com os amigos, não vivem sem tecnologia, consomem produtos e serviços de qualidade e com pegada sustentável. É uma população mais adepta a viver em centros urbanos, estão em busca de realização profissional e conciliam trabalho com estudos. Vivem o presente e buscam praticidade para o dia-a-dia, sem abrir mão de um lifestyle conectado com as tendências”, completa Dubaere.

O projeto será faseado em três etapas. O início ocorre em 16 unidades da marca Adagio Aparthotel e Mercure, que já atendem a todos os padrões mínimos de serviços. A segunda fase é a inclusão de novos hotéis e a implementação de lavanderias coletivas em conjunto com parceiros do mercado. Para finalizar, na fase três estão previstas adaptações graduais de outras unidades das demais marcas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor