Com mais de 40 marcas em seu portfólio, a Accor nunca se contentou em apenas colher os frutos de sua vasta base de empreendimentos. A rede francesa, que atua há 50 anos no setor hoteleiro, preencheu lacunas de mercado e hoje responde como um dos principais players do segmento, atuando em todas as categorias, do econômico ao luxo.

Em novembro de 2021, o grupo anunciou sua nova coleção de hotéis, a Emblems Collection, com previsão de chegar a 60 unidades até 2030. A marca, segundo a própria Accor, chega ao mercado para elevar a oferta upscale da empresa, bem como atender as necessidades de empreendimentos de luxo independentes com padrões acessíveis e flexíveis.

O primogênito da Emblems, Guiyang Art Center Hotel, será aberto na província de Guizhou, na China, em dezembro de 2022. “O hotel realmente incorpora as qualidades que tornam a marca tão atraente – um palácio grande e enigmático que há muito tempo cativou a imaginação de locais e turistas. Com a Emblems Collection, vamos trazer uma expressão fresca e moderna de luxo a este lugar maravilhoso que já é tão rico com seu próprio caráter único”, explica Agnès Roquefort, diretora de Desenvolvimento da Accor em entrevista ao Skift.

De acordo com a executiva, a pandemia criou uma demanda de proprietários de hotéis boutique e independentes que buscavam aumentar seus perfis, conectar-se a mais públicos e se colocar de volta no mapa. No entanto, a ideia de juntar uma marca estabelecida com padrões estritos, potencialmente comprometendo a identidade especialmente de seu próprio hotel, não é particularmente atraente.

“Os padrões da marca devem ser flexíveis e fáceis de alcançar para um hotel de luxo existente”, disse a diretora. “Os hoteleiros se beneficiarão imediatamente da vasta plataforma de vendas, distribuição e fidelidade da Accor. Tornando-a ainda mais atraente para proprietários e desenvolvedores em potencial, a Emblems Collection também é a única marca de luxo da Accor a oferecer a opção de contratos de franquia”.

O presente e o futuro das coleções da Accor

A Emblems Collection consistirá inicialmente em hotéis que se enquadram em uma das três categorias. O patrimônio da coleção será composto por propriedades que contribuem para o caráter de uma cidade, lugar ou nação, juntamente com empreendimentos que celebram as marcas da história e das tradições culturais clássicas.

À medida que a coleção se expande, provavelmente aumentará o portfólio com residências de marca, um dos setores de crescimento mais rápido da indústria. “As propriedades ideais incluirão destinos de referência, retiros no campo e hotéis boutique voltados para o design. Mas, acima de tudo, procuraremos hotéis de luxo que sejam de alguma forma ‘emblemáticos’ de seus designers, dados demográficos ou destinos ”, afirma Agnés.

A nova coleção de hotéis é a segunda do portfólio da rede francesa, depois do do MGallery Hotel Collection, sua primeira oferta desse tipo, lançada em 2008. “Uma ‘experiência MGallery’ pode girar em torno de design sob medida, bem-estar para mulheres, histórias artísticas ou mixologia sensorial”, pontua a executiva.

O MGallery provou ser uma fórmula de sucesso, visto que seu portfólio cresceu para mais de 100 hotéis em todo o mundo. A meta é adicionar mais de 45 propriedades e 6.700 UHs até o fim de 2023.

“O que aprendemos com o MGallery é o poder de permitir que um hotel seja autêntico”, disse a diretora. “Na maioria dos casos, o hoteleiro deu vida a uma visão que provou ser bem-sucedida, ou o proprietário adquiriu uma propriedade com uma história rica que eles querem reviver e celebrar. Nosso papel é essencialmente endossar a visão do hoteleiro, reforçá-la com alguns de nossos itens indispensáveis ​​e compartilhá-la de forma mais ampla com o mundo”.

Após o sucesso com a MGallery e a recente estreia da Emblems, ainda há espaço para a Accor crescer em coleções? “Nós definitivamente não estamos descartando isso. É algo que continuamos a revisar e analisar, principalmente em outros segmentos ”, adianta Agnés. “Nosso crescimento nesta vertical está sendo alimentado pela demanda dos clientes, e acreditamos firmemente que a autenticidade e as experiências únicas de hotel também são apreciadas além do segmento de alto padrão”.

Um plano para o crescimento global

Certamente, a vasta presença da Accor na Europa provará ser uma grande vantagem na inscrição de propriedades que precisam de afiliação à marca à medida que as viagens se recuperam. Existem 3,3 milhões de quartos de hotel independentes em todo o continente, em comparação com 2,1 milhões vinculados a uma marca, de acordo com a STR, em comparação com os EUA, por exemplo, onde quase 4 milhões de quartos são de marca e 1,5 milhão são independentes.

Portanto, há muitos hotéis luxuosos do patrimônio que podem ser candidatos a Emblems Collection Signature ou Emblems Collection Heritage. Mas a Europa não é o único alvo. Entre as cidades não europeias com potencial de crescimento estão Cairo, Doha, Bangkok, Seul, Montreal, Nova York, Gold Coast da Austrália e vários lugares na América Latina.

“Nossa atividade de crescimento e desenvolvimento está alinhada com a estratégia de hospitalidade aumentada da Accor. Em apoio a isso, continuamos a buscar maneiras novas e significativas de expandir nossas ofertas de produtos”, comenta a diretora.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor