A Accor continua otimista em seu caminho rumo à retomada completa. Nas palavras de Sébastien Bazin, CEO da gigante francesa, “2022 será o ano da Accor”. No entanto, a guerra na Ucrânia pode trazer novos desafios neste processo, especialmente por se tratar de um conflito “no quintal” de casa. Por isso, a empresa direciona suas estratégias para, mesmo diante dessa instabilidade, manter sua liderança na Europa, o que implica e não recuar das metas de crescimento no Velho Continente.

Accor - Sebastién_Bazin

Bazin: Accor manteve liderança na Europa em 2021

Em entrevista ao Skift, o líder da Accor pontuou que a rede estava de nove a 12 meses atrasada no processo de recuperação, se comparado a como Hilton e Marriott. As duas operadoras norte-americanas apresentaram balanços financeiros de 2021 mais robustos se comparadas à rede francesa. A segunda, por exemplo, teve lucro líquido de quase US$ 1,1 bilhão no ano passado, enquanto a empresa comandada por Bazin atingiu US$ 95 milhões.

Parte do resultado pode ser explicado pela maior presença da Accor no Velho Continente. Na Europa, parte significativa da demanda por viagens é ligada ao turismo internacional, que esteve restrito na Europa durante a pandemia. Por isso, otimista com 2022, Bazin traça estratégias para acelerar a retomada dos negócios.

Entre os objetivos da rede francesa, destaque para a incessante busca por ampliar o portfólio de hotéis lifestyle. Com isso, a empresa reforça o número de empreendimentos que atendam tanto aos moradores da cidade, quanto aos viajantes. Mais ainda, novas fontes de receita ganham destaque dentro dessa estratégia. Em hotéis da Ennismore, fusão que a Accor oficializou no ano passado, as vendas do A&B (Alimentos & Bebidas) chegam a responder por até 60% do faturamento total, o que tira o peso da hospedagem no resultado final da propriedade.

Veja abaixo alguns highlighs da entrevista concedida por Bazin ao Skift.

Conflito na Ucrânia

“Como sempre digo, nossas únicas preocupações são a segurança e o bem-estar de nossos talentos, hóspedes e parceiros. Hoje, fazemos o que fazemos de melhor, que é usar nossos corações para cuidar dos outros. Isso está em nosso DNA”, comentou Bazin.

“Recentemente, ativamos o ALL Hearist Fund para apoiar nossos times e famílias que estão sendo impactadas pelo conflito. Além disso, temos um fundo de doação para refugiados em parceria com a ONU. Por fim, nossas equipes também têm trabalhado no sentido de oferecer acomodações em países vizinhos para pessoas que fogem da Ucrânia devido à guerra. Em tempos de turbulência, a Accor continua a desempenhar papel fundamental e nossos hotéis continuam a ser abrigos”, completa.

Concorrência no quintal de casa

“O ano de 2021 foi encorajador em termos de desenvolvimento hoteleiro. Com um market share de 25% do mercado europeu, a Accor é o maior grupo hoteleiro fora dos EUA tanto em receita, quanto em aberturas e contratos. Também reforçamos nossa posição de liderança em regiões como América do Sul, Pacífico e Oriente Médio, além da própria Europa, com muitas assinaturas”, afirmou o CEO da Accor.

Accor - entrevista Bazin _ JO JOE Colômbia

JO&JOE na Colômbia mostra atratividade do lifestyle

“Alcançamos um desenvolvimento bastante dinâmico na Europa, onde sempre fomos o número um. Veja, o mercado europeu representou um terço das nossas aberturas e assinaturas globais em 2021, especialmente no Norte da Europa, que teve crescimento excepcional. Foram 65 hotéis e mais de 9,2 mil quartos abertos em 2021, aumento de 39% em relação a 2019”, acrescentou.

Nosso modelo de negócio se sustenta na construção de relacionamentos de longo prazo, baseados em confiança, transparência e cooperação, com os proprietários de hotéis. A Accor oferece a eles experiência profissional para impulsionar as vendas, elevar a diária média e gerar receita adicional além da hospedagem.

Com 60% da atividade de desenvolvimento oriunda de investidores que já têm parceria conosco, este plano está claramente funcionando. Além disso, temos oito escritórios globais dedicados, formados por equipes experientes e especialistas em cada localidade para apoiar os proprietários de novos projetos hoteleiros, bem como aqueles interessados em se juntar ao nosso ecossistema em todas as etapas do negócio.

Lifestyle e estratégia de expansão

“O segmento lifestyle apresenta um dos crescimentos mais rápidos da indústria hoteleira, e a Accor é líder global, com reconhecida expertise na área de A&B. No ano passado, com a fusão com a Ennismore, criamos a principal operadora de propriedades lifestyle do mundo: são 13 marcas, 73 hotéis em operação e mais de 150 restaurantes e bares. Nossas bandeiras, como TRIBE, SLS e JO&JOE crescerão agressivamente nos próximos anos, o que vai nos permitir uma conexão íntima com os clientes, sejam eles moradores das cidades onde atuamos ou hóspedes de locais mais distantes”, descreve.

“Diante disso, as marcas lifestyle estão se tornando a alavanca de nosso crescimento, representando mais de 25% do pipeline. Mais ainda, é certamente nossa principal oportunidade de expansão na Europa. No entanto, também notamos o crescente interesse de proprietários por esse perfil de hotéis também fora da Europa. Nestes locais, nossas marcas oferecem uma nova proposta de valor, com um conceito focado no experiencial, o que vai nos permitir ter um crescimento mais orgânico”, completa.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor