Estreias, novas marcas, portfólio amplo e variado, conversões… Depois dos intensos desafios de 2020, a Accor coloca novamente as coisas nos trilhos em termos de desenvolvimento hoteleiro em todo o mundo. Para o Brasil especificamente, foco no luxo e lifestyle para grades centros e marcas econômicas para cidades secundárias e terciárias. E para executar essa estratégia, a rede francesa oferece ao mercado um pacote completo: franquias, contratos de gestão, soft brand, branded residences… Pelo que apurou o Hotelier News, a empresa compartilha do otimismo do mercado imobiliário nacional e quer aproveitar as oportunidades.

Sobre projetos, alguns já anunciados enchem a Accor de otimismo. Há, de fato, uma lista robusta de inaugurações ao longo de 2021 em todo o mundo. Por aqui, na América do Sul, SLS Puerto Madero, em Buenos Aires, (Argentina); Novotel Santa Cruz, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia); e JO&JOE Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, são bons exemplos. “Do ponto de vista empresarial, a América do Sul é uma região muito importante para a Accor, onde somos líderes de mercado, com 390 hotéis em network e um pipeline com 99 hotéis”, analisa Thomas Dubaere, recém-nomeado CEO da Accor América do Sul.

Accor: império lifestyle

Globalmente, os passos mais recentes da rede francesa reforçaram a aposta no lifestyle, caso dos acordos firmados com a Ennismore e sbe Entertainment, além da recém-fechada parceria com Faena. Por isso, segundo a Accor, o número de inaugurações de hotéis dessa categoria triplicarão até 2023. Hoje, o segmento representa cerca de 5% da receita anual, além de 25% do pipeline por valor. Neste ano, por exemplo, alguns projetos confirmados chamam atenção (veja lista sim fim da reportagem)

Outra aposta da Accor, e com várias aberturas já previstas este ano, é o segmento de luxo. Por fim, com a pandemia ainda provocando estragos, as oportunidades de conversão não saem da mira da empresa, que vê suas bandeiras com bastante potencial de atrair hotéis independentes. Para ilustrar, a rede francesa revela as marcas de maior apelo global. Juntas, elas representam 43% do pipeline nos próximos cinco anos. São elas: The House of Originals (Luxo), MGallery (Upper Premium), Mövenpick (Premium), Grand Mercure (Premium), Mercure (Midscale), ibis Styles (Economy) e greet (budget).

Accor - expansão global 2021_JO&JOE Rio

Piscina do futuro JO&JOE do Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, que abre ainda este ano

“Apesar dos atrasos e fechamentos temporários que presenciamos devido à pandemia, continuamos a experimentar um impulso sustentado em nosso canal de desenvolvimento e estamos otimistas de que o lançamento mundial das vacinas de combate ao Covid-19 levará a uma confiança renovada nas viagens e a um senso pessoal muito maior segurança para toda a população global”, diz Agnes Roquefort, diretora de Desenvolvimento Global da Accor.

Veja abaixo algumas das aberturas previstas pela Accor ao redor do mundo nos segmentos lifestyle e luxo:

– Mondrian Shoreditch London
– JO&JOE Vienna Westbahnhof
– SO/Sotogrande Resort & Spa
– SLS Dubai
– 25hours Dubai.
– Banyan Tree Doha
– Raffles Udaipur
– Raffles Jeddah
– Fairmont Century Plaza (Los Angeles)
– Fairmont Windsor (Londres)
– Fairmont Ramla Riyadh
– Fairmont Ambassador Seoul
– Fairmont Tagazhout Bay (Marrocos)
– Sofitel Seul
– Sofitel Hangzhou
– Sofitel Adelaide
– Orchard Hills Residences Singapore MGallery
– The Silveri Hong Kong MGallery
– The Porter House Hotel – MGallery (Sydney)

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor