Accor- menu sustentavelDesperdício de alimentos será o tema deste ano

O Dia da Terra é celebrado em 22 de abril e, para comemorar, a Accor reforça seu comprometimento com o meio ambiente. Este ano, a rede irá abordar o tema desperdício de alimentos com a ação “Ame a Comida. Não Desperdice”. O momento será de práticas educativas para que os colaboradores expandam sua consciência ambiental sobre o assunto.

Diversas atividades estão sendo organizadas para compor as celebrações do Planet 21, programa de sustentabilidade global do grupo. Na sede da empresa e no Centro de Serviços Compartilhados, em São Paulo, haverá oficinas focadas em consumo consciente. 

Os hotéis da América do Sul também participam do desafio da Accor, que selecionará um ganhador dentro dos pilares: Cozinhando com responsabilidade – Aumentar a conscientização entre as equipes sobre este tema; Interaja com seus hóspedes – engajar de formas criativas e Dando dos produtos uma segunda vida – planejar para que os alimentos não consumidos sejam arrecadados pela caridade.

Algumas unidades já estão engajadas em reduzir o desperdício. O Sofitel Buenos Aires Recoleta, por exemplo, somou mais de 700 quilos de alimentos doados para uma instituição que repassa para casas de acolhimento. No Brasil, o Mercure Pajuçara Maceió e o Mercure Goiânia utilizam frutas que seriam descartadas para criação de geleias, e vegetais para compotas. O Novotel Rio de Janeiro Praia de Botafogo recebeu o Selo Verde da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) com o projeto de conscientização dos hóspedes e colaboradores. 

“Queremos proporcionar experiências que conscientizam os colaboradores e os hóspedes sobre sustentabilidade, por isso celebramos o Dia da Terra com um conteúdo educativo”, explica Antonietta Varlese, vice presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Accor América do Sul.

 Entre as iniciativas da operadora de hotéis para 2019 está nova Carta de Alimentação Saudável e Sustentável com 9 compromissos: reduzir o desperdício de alimentos em 30%; privilegiar fornecedores locais e produtos da época; ampliar a oferta de produtos orgânicos e apoiar a agroecologia; privilegiar fornecedores que tenham compromisso relacionados com o bem-estar animal; banir espécies de peixes ameaçadas de seus cardápios e promover a pesca responsável; eliminar plásticos descartáveis; eliminar aditivos controversos e reduzir gorduras e açúcares; propor café ou chá procedentes de manejo responsável e certificado; e oferecer opções que atendam a dietas especiais, como sem glúten, sem lactose e vegetariana.

Accor: Planet 21

O programa de sustentabilidade global da Accor, o Planet 21, reúne práticas ecológicas nas unidades da rede francesa. Entre outras atitudes, o grupo incentiva o cultivo de orgânicos em hortas próprias, redução de desperdício de alimentos e a extinção do uso de canudos plásticos nos departamentos de A&B.

(*) Crédito da foto: annca/Pixabay