Sempre em expansão, a Accor anunciou no início de novembro sua primeira unidade no Vale do Araguaia. O ibis Barra do Garças é a primeira franquia da bandeira econômica na região, localizada no Mato Grosso. A expectativa de inauguração é em 2022, com aporte de R$ 16 milhões dos investidores.

Quando questionado sobre o porquê de investir na região, a rede francesa inicia destacando os atrativos naturais da cidade. “O município é banhado pelo encontro dos rios Araguaia e Garças. Tem outros atrativos naturais, como as mais de 90 cachoeiras, cavernas, grutas, montanhas, matas nativas e águas termais, que encantam turistas “, comenta Romulo Silva, que assumiu em julho como diretor de Desenvolvimento de Franquias Accor Brasil.

Com isso, a cidade é bastante procurada para a prática de diversas modalidades de turismo. “Como pesca, aventura, paraquedismo, voo livre, trekking e ecoturismo”, exemplifica Silva. “Além disso, é entrada para a Serra do Roncador e para a Serra Azul e está numa localização privilegiada, próxima ao entroncamento das BR 158 e 070”, acrescenta.

Ainda segundo Silva, o município também tem destaque no segmento corporativo. “Barra do Garças tem mais de 60 mil habitantes e é conhecida por seu potencial para o turismo de lazer e de negócios, com destaque para a produção de soja, arroz e milho”, aponta. “Para a Accor, cidades desse porte e crescimento progressivo, tem potencial para desenvolvimento de novos projetos”, acrescenta.

Silva ainda salienta que a marca passa por um momento de expansão do modelo de franquias no Brasil. “Em especial locais que estejam fora das grandes capitais. Cidades do Vale do Araguaia são locais promissoras para este tipo de negócio. Por esse motivo, estamos sempre atentos às novas oportunidades”, explica.

Accor: o empreendimento

Para desenvolvimento do hotel, diversos pontos foram levados em consideração. “Desde localização estratégica até os espaços e serviços a serem oferecidos, todo o projeto foi pensado para atender às futuras necessidades de clientes em uma cidade tanto turística com foco em lazer, pelos diversos atrativos que oferece”, diz Silva.

Com 112 apartamentos, o hotel foi pensando em parceria com o escritório de arquitetura Alessandra Bertipaglia. Já a execução do projeto ficou a cargo da construtora RGL Construtora, de Goiânia. Sobre a infraestrutura, a marca promete entregar um “hotel completo”, com lobby, academia, restaurante, salas para reuniões e bar. Os quartos serão funcionais, podendo acomodar casais, solteiros, amigos e famílias, todos climatizados e com wi-fi grátis. A nova unidade também contará com um bar 24h, com cardápio de lanches e drinks.

accor - ibis barra do garças_franquias_Romulo Silva

Segundo Silva, praças terciárias como Barra do Garças são ideais para implantação de franquias

“Ao entregarmos um projeto novo para uma cidade, sempre levamos em consideração o que ela precisa e o que os futuros clientes irão demandar”, explica Silva. “Um dos diferenciais do ibis Barra do Garças é que ele contará com um projeto inovador criado pela Accor, em parceria com o escritório de arquitetura FGMF, que segue o novo conceito de design da marca ibis, com espaços mais dinâmicos, modernos, integrados e abertos”, comenta.

O projeto, denominado Plaza, já rendeu à Accor o prêmio mundial de arquitetura Prix Versailles, na categoria hotéis na América do Sul, Central e Caribe. “Em 2019, a marca ibis anunciou globalmente o lançamento de três conceitos que vêm trazendo mais modernidade e versatilidade às suas unidades, abrindo as portas para experiências diferenciadas e exclusivas”, adiciona Silva. No Brasil, a primeira unidade a entrar em operação com esse modelo fica em Ponta Grossa (PR).

Os três novos projetos arquitetônicos – um japonês (do escritório Soda), um australiano (do escritório Innocad) e um brasileiro (do escritório FGMF) – foram escolhidos entre diversas opções do mundo inteiro apresentadas à Accor por meio de um concurso global.

O novo conceito ibis antecipa e atende aos desejos dos clientes por uma nova definição de hospitalidade, que não se resume apenas à hospedagem. “Mas também em um local em que possam confraternizar, jantar e interagir juntos. Um hotel que ofereça uma ótima experiência longe de casa, elevando o conceito de hospitalidade econômica a um novo patamar”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor