A Accor anunciou recentemente que venderá 10,8% de sua participação na divisão de hotéis lifestyle Ennismore, com a qual se fundiu ano passado. A participação minoritária na divisão está avaliada em € 200 milhões (US$ 211 milhões). A oferta despertou a atenção de um grupo de investidores apoiados pelo Qatar First Bank, que entrou em negociações exclusivas para comprar a participação na empresa, segundo o Costar.

Sharan Pasricha, fundadora da Ennismore, destaca que a divisão tem 14 marcas, 100 empreendimentos em operação e aproximadamente 200 ativos em desenvolvimento. Jean-Jacques Morin, diretor financeiro da Accor, acrescenta que os hotéis lifestyle continuam a ter desempenho acima do mercado, à medida que o setor emerge da pandemia de Covid-19.

“Houve muito interesse na Ennismore como um negócio, mas talvez não tenha havido compreensão do que é em seus detalhes. Esta transação ajuda, de forma estratégica, a simplificar ainda mais suas plataformas, que agora contam com all inclusive e Paris Society”, ressalta.

Pandemia acelerou demanda por lifestyle

Ainda segundo Morin, a crise sanitária acelerou a demanda e o interesse por produtos do segmento de lifestyle. “Começamos essa história há mais de cinco anos, primeiro com Mama Shelter, depois com 25hours, 21c, SBE e a própria Ennismore, mas a pandemia tornou isso muito mais forte. As pessoas viram que precisam aproveitar melhor a vida que não tiveram por dois anos”, explica.

“A chave para o sucesso da Ennismore é garantir que cada uma de nossas marcas de hotéis seja diferenciada, autêntica, relevante e tenha um propósito, se distinguindo dos concorrentes”, completa Sharan.

Expectativas

Morin acredita que a injeção de capital do Catar deve acontecer ainda neste ano. “Os catarianos eram donos das marcas Fairmont e Raffles. Eles conhecem a nós e o setor muito bem, inclusive o segmento de lifestyle”, pontua.

Em sua primeira grande aquisição sob o comando de Sébastien Bazin, a Accor finalizou, em dezembro de 2016, uma compra de US$ 2,9 bilhões da FRHI Holdings Limited e suas marcas Fairmont, Raffles e Swissôtel da Qatar Investment Authority.

O executivo da Accor observa ainda que a administração da Ennismore não passará por mudanças. “Eles fizeram algo muito bom, mantendo a essência de cada marca. Esse mercado atualmente está mais difícil, mas todos sabemos que com o tempo voltará com muita força”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Skift