O Largo do Boticário, localizado no bairro de Cosme Velho, ganhou vida nova. O complexo histórico revitalizado pela Accor é endereço da primeira unidade da bandeira JO&JOE em solo brasileiro. O empreendimento está de portas abertas e traz o conceito Open House — que combina modelos de hospedagem de hostels e hotéis tradicionais.

Adquirida em 2018 pela rede francesa, a propriedade recebeu R$ 70 milhões em investimentos, mantendo características originais das seis casas que englobam o Largo do Boticário, bem como a floresta viva ao seu redor. O escritório paulistano MM18, que tem como sócios os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, assina o projeto de design de interiores.

“Conectar a parte histórica com a linguagem do hotel, que é totalmente contemporâneo, foi um dos pontos mais interessantes nesse trabalho, já que o projeto brasileiro é muito diferente do que existe lá fora. O JO&JOE Rio de Janeiro foi pensado para tornar o Largo do Boticário um local exclusivo, ressaltando sua importância histórica”, contam Mila e Caldeira.

As escadas caracóis, pisos, azulejos e outros elementos foram restaurados com a supervisão do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Como forma de preservar ainda mais o patrimônio histórico, a Accor publicou um livro sobre a história do Largo do Boticário e o trabalho de restauro realizado pela rede.

“O hotel é o primeiro da Accor a lançar o conceito Open House, que visa atender a todos os tipos de públicos. Além disso, o JO&JOE Rio de Janeiro vai manter a identidade do Largo do Boticário, mas sempre alinhado à filosofia da marca, que visa entregar aos hóspedes e moradores experiências personalizadas”, afirma Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil

Arte e design em destaque

O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 metros quadrados (m²), com oferta total de 320 leitos distribuídos em 80 quartos com capacidade para acomodar até oito pessoas. As UHs contam com projetos artísticos idealizados por nomes como Mariana Papi, Kakau Höfke , Bruno9li, Braga, Marcelo Ment, Jotac e Milton Jofily.

Os quartos são, em sua maioria, únicos. Projetadas individualmente, considerando as alturas das portas e janelas, algumas acomodações possuem o conceito arquitetônico “OOO” – que em inglês significa Out of Ordinary.

No departamento de A&B (Alimentos & Bebidas), a oferta é composta por um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE — ambos abertos ao público. No menu exclusivo aos hóspedes, o empreendimento tem opções Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) – abertos sob demanda. O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.

Entre os destaques do projeto, realizado em parceria com o MM18 Arquitetura, está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um ponto de encontro entre hóspedes e visitantes. Na agenda inaugural até o final de julho já estão previstos workshops de caipirinha, altinha, circuito sensorial na floresta, aulão de ioga, beer pong, karaokê e saxofone na piscina.

“Nosso objetivo será sempre proporcionar eventos para encontros no JO&JOE Rio de Janeiro, seja um show ou uma aula de esportes, por exemplo. Seguimos o DNA da marca nos certificando de que nossa equipe seja constituída de defensores apaixonados das relações humanas e estamos comprometidos em inserir a comunidade local na programação, criando momentos inesquecíveis para todos”, afirma Bianca Chaves, gerente geral do hotel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor