Nesta terça-feira (14), aconteceu o lançamento da ação Primavera-Verão Rio-São Paulo, idealizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que já apresentava perspectivas otimistas para o mercado desde o final do ano passado, Rio Convention & Visitor Bureau (RioCVB), São Paulo Convention Visitors & Bureau (SPCVB), VisiteSP e representantes do poder público de cada estado.

A campanha tem por objetivo estimular o turismo entre os dois estados neste período de maior flexibilização, proporcionado pelo avanço no ritmo da vacinação contra a Covid-19. De acordo com os órgãos fomentadores, o fechamento das fronteiras internacionais fez com que o turista voltasse suas atenções para o turismo de proximidade.

“Essa pandemia tem nos ajudado a descobrir os destinos mais próximos. O objetivo desta ação é fomentar os dois destinos, São Paulo e Rio de Janeiro, e promover o intercâmbio entre os visitantes dos dois estados”, afirmou Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa.

Ainda de acordo com Roberto, pesquisas realizadas pela Braztoa têm apontado Rio e São Paulo como destinos mais procurados pelos turistas. “Estamos tendo uma oportunidade de desenvolver essas viagens e estimular o turismo de forma coordenada, conjunta e com uma boa divulgação”, complementa.

O projeto, segundo os idealizadores, também tem a intenção de reaquecer a economia durante a retomada, visto que foram muitos os prejuízos trazidos pela pandemia. Carlos Werneck, presidente da RioCVB, afirmou que os dois estados possuem influência direta no mercado um do outro. “Precisamos usar essa proximidade entre Rio e São Paulo como ferramenta de fomento ao turismo e de aquecimento da economia do país”, pontua.

Primavera-Verão Rio-São Paulo – Protocolos de Segurança

Uma das maiores preocupações neste momento de retomada do turismo são os protocolos sanitários, que devem ser mantidos para garantir a segurança dos turistas. Sobre esta questão, Roberta Werner, diretora da RioCVB, afirmou que o cumprimento dos protocolos é uma das prioridades da ação.

“Foram feitos investimentos de todo o setor nos protocolos de saúde e sanitários. Por mais que a vacinação já esteja avançada nos dois estados, principalmente nas capitais, nós queremos que o turista se sinta confortável em vir ao Rio. Todos os envolvidos na campanha estão absolutamente prontos para receber o turista”, disse.

O lançamento da campanha também contou com a presença de Bruno Kazuhiro, secretário municipal de turismo do Rio de Janeiro, que ressaltou a importância de estimular políticas públicas de que dizem respeito à experiência do turista. Ele ressaltou, também, o interesse na realização de eventos, respeitando a atual situação sanitária.

Turismo de proximidade: nova tendência

Com a flexibilização ocorrendo de forma gradual, proporcionalmente à vacinação, os turistas brasileiros têm se sentido mais seguros para voltar a viajar e explorar destinos domésticos. O secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, afirmou que acredita neste movimento, de turismo de proximidade, como uma nova tendência do setor. “As viagens de proximidade já são uma nova tendência para reativar a locomotiva do turismo no Brasil”, completou.

O diretor da SPCVB, Toni Sando, também pontuou sobre esta questão. “É uma oportunidade de mudança de comportamento, de modo de ver a viagem. E essa parceria dá início a uma operação que irá se estender para outros destinos, unindo forças dos setores público e privado para um bem comum: a retomada do turismo”, finalizou.

 

(*) Créditos da foto: Nuno Lopes/Pixabay