De acordo com levantamento recente da Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas), que só vê recuperação total das viagens em cinco anos, o setor apresentou, em novembro de 2021, resultados animadores, que confirmam a retomada após as dificuldades trazidas pela pandemia. No mês, o faturamento do segmento alcançou R$ 672,3 milhões, praticamente 70% do obtido no mesmo período de 2019, quando o valor atingido foi de R$ 967,1 milhões. Em relação a outubro deste ano, o crescimento da receita foi de 23%, segundo a Associação.

“O faturamento de novembro confirma a nossa previsão feita ainda no final do primeiro semestre deste ano, de que gradativamente iríamos começar a retomar as viagens corporativas”, afirma Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.

Uma das áreas responsáveis pelo bom desempenho no período foi a de viagens domésticas gerais, que cresceram 27% comparadas ao mesmo período de 2019. Outro setor que se destacou foi a hotelaria, que vem se recuperando mês após mês, mesmo que em níveis ainda abaixo de 2019.

Desempenho das viagens internacionais

Em função do cenário de incertezas proporcionado pelas novas cepas da Covid-19, como a Ômicron, as viagens internacionais ainda apresentam resultados negativos e explicam por que o setor ainda não retomou os níveis pré-pandemia.

“A instabilidade provocada pelo fechamento de fronteiras e novas restrições de entrada interferem na recuperação do mercado internacional”, acrescenta Tanabe.

Apesar de o segmento ter registrado crescimento de 195% em novembro em relação ao mesmo período de 2020, quando a parada foi praticamente total, o desempenho das viagens internacionais ainda segue 54% inferior em relação a novembro de 2019.

Nas viagens domésticas, por sua vez, os números apontam aumento de 104% em relação a novembro de 2020 e queda de 41% em comparação ao mesmo mês de 2019. A locação de veículos no Brasil continua a ter destaque, com crescimento de 80% em novembro ante o mesmo período de 2020 e de 7% frente ao mesmo período de 2019.

(*) Crédito da foto: JoshuaWoroniecki/Pixabay