Ainda que o segmento esteja apresentando sinais de retomada, as viagens corporativas operaram no segundo trimestre 75% abaixo dos níveis pré-pandemia. De acordo com dados divulgados pela Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), o setor faturou R$ 769 milhões entre abril e junho de 2021, contra R$ 3,024 bilhões registrados nos mesmos três meses de 2019.

A comparação é baseada nos parâmetros pré-crise, pois segundo a entidade, os índices de 2020 foram praticamente nulos. Vale lembrar que no primeiro trimestre de 2021 houve queda de 41,2% no volume de vendas na hotelaria nacional para o segmento. Com os resultados do segundo semestre, a Abracorp considera que o mercado aponta sinais de recuperação, ainda que de forma tênue.

E essa retomada pode ser traduzida em alguns números. Por exemplo, o setor de locação nacional apresentou queda de apenas 2,17% frente ao segundo trimestre de 2019, de R$ 37,5 milhões para R$ 36,5 milhões. Já a hotelaria nacional vem trabalhando a 50% do resultados pré-pandêmicos, com retração de diária média em torno de 18%. O segmento faturou no segundo trimestre de 2019 R$ 561,8 milhões, enquanto de abril a junho de 2021, foram arrecadados R$ 278,9 milhões.

As tendências do setor hoteleiro foram confirmadas por André Sena, CCO (Chief Commercial Offices) South America, em sua participação na reunião da Abracorp, realizada este mês no Novotel Jaraguá. De acordo com o executivo, o mercado já está se movimentando para a retomada.

Abracorp: outros segmentos

Um dos segmentos que mais vem sendo afetado este ano é o aéreo, com queda de 90% em viagens internacionais e 73% nos voos domésticos. É importante frisar que a retração nas operações nacionais ocorre apesar de a tarifa média ter caído cerca de 18%.

A situação, entretanto, só ficará mais clara quando as empresas retornarem, definitivamente, às viagens. A vacinação na maior parte da população economicamente ativa, que está avançando mais rapidamente neste segundo semestre no Brasil, será fundamental para melhorar a segurança e consequentemente a confiança do viajante.

“Além da vacinação, o cliente deverá estar atento às empresas que cumprem, rigorosamente, os protocolos sanitários. Isso é fundamental para evitarmos a transmissão da covid19”, confirma Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.

Com a evolução da campanha nacional de vacinação e perspectiva da liberação dos eventos, que em alguns estados já começa a ocorrer, os reflexos serão positivos para a retomada das viagens corporativas e melhoria dos negócios no setor.

(*) Crédito da foto: Pixabay