O ano de 2022 começou com grandes sinais de recuperação no segmento de viagens corporativas, apesar das restrições impostas pela variante Ômicron. Segundo a Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas), o setor faturou R$ 472 milhões em janeiro. O resultado representa avanço de 106% em relação ao mesmo período de 2021, quando a cifra obtida foi de R$ 299 milhões.

Por outro lado, o faturamento registrado ainda é 43% inferior aos R$ 741 milhões alcançados em janeiro de 2019, período pré-pandemia. O levantamento da Abracorp considera 21 setores de atividades.

“Se continuarmos assim, o reflexo desse desempenho pode ser a abertura de novos postos de trabalho, aponta Gervásio Tanabe, presidente executivo da entidade, que tem apontado crescimento nas viagens corporativas desde o fim do ano passado.

Entre 2019 e 2021, o setor chegou a perder 31% dos empregos, em função das restrições impostas pela pandemia. A entidade aponta que os postos de trabalho vêm sendo retomados gradualmente desde o início deste ano.

Outros indicadores

Entre os destaques do mês passado, está o faturamento doméstico, apenas 32,6% inferior ao mesmo período de 2019. As atividades com melhor performance foram hotelaria nacional, com queda pouco significativa (13,6%) e locação de automóveis no território nacional, que avançou 52,4% frente ao ano pré-pandemia.

“Com a vacinação atingindo a quase totalidade da população economicamente ativa no Brasil, e os países com os quais temos fortes relações comerciais iniciando um movimento de abertura total de fronteiras, podemos esperar, já para março, um ritmo de recuperação mais intenso”, ressalta Tanabe.

Em 2021, o faturamento total do segmento de viagens corporativas foi de R$ 4,370 bilhões, representando cerca de 40% do nível obtido em 2019 (R$ 11,388 bilhões) e crescimento de 18% em relação a 2020, quando o faturamento foi de R$ 3,705 bilhões. Em dezembro do ano passado, o faturamento do setor atingiu a cifra de R$ 530,3 milhões, 125% acima do mesmo período de 2020.

“Se fizermos um corte desses números e compararmos somente o último trimestre do ano passado, vamos notar como o mercado se movimentou rapidamente. Nesse período de 2021, faturamos R$ 1,7 bilhão, enquanto em 2020 tínhamos faturado desastrosos R$ 793 milhões. Ou seja, janeiro de 2022 é metade do que alcançamos em três meses de 2021”, finaliza Tanabe.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Abracorp