Em pesquisa dos resultados trimestrais, a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) registrou uma queda de 41,2% no volume de vendas da hotelaria nacional. No cenário internacional, o recuo — também forte — foi de 87,2%, de R$ 92.190.406 milhões para R$ 11.828.085 milhões.

Ainda no âmbito nacional, o estudo apresenta retração de R$ 448.285.169 milhões para R$ 263.416.360 milhões nas vendas do segmento hoteleiro no período. Apenas duas redes cresceram no volume de vendas na comparação dos trimestres: a Nobile Hotéis cresceu 4% (de R$ 6.626.984 milhões para R$ 6.888.888 milhões) e a Windsor Hotéis subiu 196,5% (de R$ 8.303.369 milhões para R$ 24.622.526 milhões).

De modo geral, a tarifa média em comparação ao primeiro trimestre de 2020 (R$ 228) ficou em R$ 191. A diminuição no indicador, de acordo com a Abracorp, foi de 9,2%, mais sentida nas redes Bourbon (R$ 179) e Bristol (R$ 182).

Abracorp

Volume de vendas na hotelaria nacional

 

Abracorp

Volume de vendas na hotelaria internacional

 

Abracorp

Distribuição das vendas hoteleiras fora do país

 

Abracorp: setor aéreo

O setor aéreo doméstico também sofreu os impactos da pandemia. Segundo a Abracorp, a redução chegou no volume de vendas chegou a 66,8%, caindo de R$ 820.598.986 milhões para R$ 272.65.472 milhões.

Fora do país, o mesmo indicador sofreu queda de 90,5% durante os três primeiros meses de 2021, saindo de R$ 499.204.877 milhões para R$ 47.698.453 milhões.

Frente o primeiro trimestre de 2020, a tarifa média nacional apresentou oscilação negativa de R$ 695 para R$ 631. No internacional, o índice não foi divulgado.

(*) Crédito da foto: Ravi Kayden/Unsplash

(**) Crédito dos gráficos: Abracorp