Em coletiva ocorrida hoje (28), Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp (Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas), abordou os resultados do setor em 2021 e as principais expectativas e desafios para este ano. Segundo o executivo, os sinais mais evidentes de retomada das viagens corporativas devem ser sentidos no segundo trimestre.

“Muitas ações foram feitas ao longo de 2020 e 2021. E, felizmente, tivemos boa receptividade por parte do governo, através do Ministério do Turismo. Tivemos que ser bastante resilientes para superar as perdas decorrentes deste cenário de pandemia”, destaca.

Tanabe citou também a alta dos resultados em novembro do ano passado, que já chegou a 70% dos níveis do mesmo período de 2019. Por outro lado, no mês seguinte, os associados da Abracorp já começaram a sentir os impactos do surgimento da variante Ômicron. No acumulado do ano, o número ficou 61% abaixo dos patamares registrados no pré-pandemia.

“A Ômicron impactou severamente as viagens, que estão praticamente paradas. Embora a doença esteja em gravidade menor, temos uma questão trabalhista muito forte, visto que quando um funcionário testa positivo, ele precisa ficar isolado por pelo menos dez dias. Dentro deste cenário, espera-se que os resultados voltem a crescer em março deste ano”, acrescenta.

Durante a coletiva, Tanabe também pontuou sobre os resultados das viagens aéreas domésticas em 2021. No ano, frente a 2019, a queda foi de 58%. Já no setor hoteleiro, foi observada retração de 40% frente ao ano pré-pandemia, com os empreendimentos independentes respondendo por 59,1% do faturamento obtido durante no período.

Tendências e expectativas para 2022

Na ocasião, o executivo também falou sobre tendências e mudanças trazidas pela pandemia, com o home office aparecendo entre as principais. “Isso traz uma redução de custo para as empresas e gera produtividade e maior qualidade de vida para as pessoas. Trabalhando em um anywhere office, você consegue resultados muito mais expressivos”, explica.

Além disso, ele também destacou o aumento da tecnologia em viagens e o bleisure – viagens que unem trabalho e lazer – como tendências em perspectiva de crescimento. Por fim, também citou que os eventos corporativos híbridos devem ser uma realidade ainda mais presente no pós-pandemia.

“A Abracorp irá trabalhar, em 2022, os princípios de valor do associado, as melhores práticas do cliente e do fornecedor. Acredito que isso seja extremamente importante nesta nova realidade. Além disso, estaremos focados em rentabilidade, para que o valor do serviço seja percebido pelo cliente”, destaca Tanabe.

“Ainda estamos sofrendo com os impactos da pandemia, com as agências recorrendo a empréstimos para manter os seus negócios. Então, há uma perspectiva de recuperação econômica em um período um pouco mais longo. Já em termos de operação, imaginamos que neste ano tenhamos um cenário mais tranquilo, visto que a OMS já vem recomendando que as viagens voltem a acontecer, mesmo com o aparecimento da variante Ômicron. Acredito que neste ano, principalmente no segundo semestre, consigamos atingir um cenário de equilíbrio e recuperação”, finalizou Tanabe, em resposta à reportagem do Hotelier News sobre as expectativas para 2022.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Abracorp