O volume de vendas da hotelaria nas agências associadas à Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) somou R$ 222,5 milhões no terceiro trimestre de 2020. O montante representa queda de 64,6% frente igual período de 2019. Entre as 15 principais operadoras do país, Blue Tree (-87%), Accor (-80,7%), Bourbon (-79,2%) e THG (Transamerica Hospitality Group) (-78,8%) registraram os maiores tombos no período. Entre as principais redes do país, apenas a Windsor Hotéis teve variação positiva (+36%) no intervalor de julho a setembro.

No primeiro trimestre de 2020, a Abracorp registrou queda de 18,7% no volume de transações, no comparativo anual. Na época, os números apresentaram oscilação negativa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2 bilhões. Em julho, as vendas voltaram a recuar, somando R$ 96 milhões no segundo trimestre.  A diária média sofreu declínio de 10,2%, de R$ 234 para R$ 210, na mesma base de comparação.

abracorp - resultados terceiro trimestre - ranking

Abracorp: redes mais vendidas

Segundo dados da entidade, a Accor aparece no topo do ranking de redes mais vendidas. A cadeia francesa aparece com 103.714 room nights comercializados (-76,5%) e variação negativa de 80,7% em vendas (para R$ 21.388.361). Já a Nobile Hotels & Resorts teve o menor percentual de queda em número de noites no comparativo 2019 x 2020 (-28,9%). A Windsor Hotéis é a única da lista que aparece com resultados positivos. A rede carioca teve alta de 62,5% em room nights e 36% em receita.

Em vendas no Market Share, a Accor também está em primeiro (9,6%), seguida por Windsor (8%), Atlantica (7,9%) e Nobile (2,6%). Na outra ponta da tabela, aparece Nacional Inn (0,6%).

No quesito tarifa média, a Windsor lidera com R$ 271; seguida por IHG (R$ 218) e Hotelaria Brasil, R$ 207.

abracorp - resultados terceiro trimestre - vendas

(*) Crédito da foto: TTS