praia monitoradaPorto Seguro é uma das regiões monitoradas pelo projeto

Após o derramamento de óleo que assolou toda a costa nordestina, a selfHotel em parceria com a ABIH-BA criaram o projeto Praia Monitorada – com o objetivo de informar turistas em tempo real sobre as condições das praias da região, auxiliando a população e a cadeia hoteleira.

O projeto engloba um site e aplicativo que disponibilizam acompanhamento em tempo real das praias em diversas regiões do Nordeste. Desta forma, os turistas receosos de viajar podem conferir como se encontra a preservação do local. A iniciativa visa informar a população e impulsionar as ocupações nos hotéis que vem sofrendo queda nas reservas desde o incidente devido a falta de dados atualizados.

As regiões afetadas podem procurar a selfHotel e a ABIH-BA por meio de associações comerciais e secretarias de Turismo dos municípios. Através de um interlocutor, as equipes do projeto enviarão um manual de instrução e criarão um perfil para publicação diária de fotos, via site ou aplicativo.

Atualmente, as regiões monitoradas são Praia do Forte, Porto Seguro, Imbassaí e Sauípe, todas na Bahia. O Praia Monitorada planeja aumentar os serviços para outras regiões do Nordeste.

Praia Monitorada: situação atual

Com a mobilização das comunidades locais, muitas praias atingidas pela mancha de óleo já se encontram em condições propícias para banho, segundo a selfHotel. Na região de Porto de Galinhas (PE), hotéis disponibilizaram equipes de limpeza para ajudar na recuperação dos destinos, que contou também com o auxílio de turistas.

(*) Crédito da foto: Márcio Filho/MTur