De acordo com pesquisa divulgada hoje (1) pela ABIH-SP, o desempenho da hotelaria paulista em outubro de 2021 reforçou a recuperação do setor. Entre vários números e indicadores, o estudo mostra que, há dois meses, o estado atingiu 100% dos hotéis abertos, ante 98,43% registrados no mês anterior. Além disso, a evolução discreta do corporativo também foi destaque no levantamento.

No período, a relação funcionários/Uhs aumentou para 0,40, representando recuperação positiva de 14,28% em relação ao mês de setembro. No entanto, o indicador apresenta recuo de cerca de 33,34% em comparação ao início da série histórica.

Em paralelo, foram observadas mais variações positivas do que negativas nos resultados referentes à ocupação e à diária média nas regiões pesquisadas. O índice, porém, ainda está aquém do ideal. As MRTs com apelo corporativo, por sua vez, apresentaram bons sinais de recuperação, apontando para retomada gradual.

Indicadores importantes

A taxa de ocupação acumulada do estado ficou em 50,28% em outubro, alta de 9,16% em relação a setembro, que registrou 46,06%. É o melhor resultado do indicador desde o início da série. Frente a igual período de 2019, houve queda de 25,58%.

Ainda em outubro, as regiões pesquisadas apresentaram variação mesclada em relação a setembro, com destaque para as regiões predominantemente corporativas, como a capital paulista e seus entornos e a região de Ribeirão Preto, por conta da liberação de eventos. Segundo a entidade, a tendência é de que os polos de turismo de negócios incrementem o desempenho entre novembro e dezembro de 2021 e há boas expectativas para a temporada de lazer, que se estende até março do ano que vem.

A diária média acumulada, por sua vez, foi de R$ 257,96, o que representa variação de negativa de 17,99% em comparação a outubro de 2019. No período, ante o resultado do mês anterior, houve crescimento de 1,85%. A tendência é que a recuperação das diárias aconteça de forma gradativa, proporcionalmente à alta das demandas corporativa e de lazer.

Por fim, o levantamento da ABIH-SP registrou R$ 129,70 de RevPar acumulado, representando variação negativa de 38,97% em comparação a outubro de 2019 e alta de 11,18% frente a setembro. Vale ressaltar que as comparações foram feitas em relação ao mesmo período de 2019 devido à disparidade comparativa com 2020, em função da pandemia.

(*) Crédito da foto: Marcos-Photographer/Pixabay