Após apontar alta de ocupação em 12 MRTs (Macrorregiões Turísticas) em setembro, a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo) volta a indicar números otimistas. Segundo a quarta edição da pesquisa Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, em outubro houve alta de 34,35% no indicador, atingindo a marca de 29,25%. Apesar da melhora, o resultado ainda é 53% abaixo do registrado no mesmo período no ano passado.

A diária média também apresentou alta, chegando a R$ 239,52, o que representa variação positiva de 3,89% frente a setembro, mas ainda com 30% de retração quando comparado a 2019. Em outubro, o RevPar do estado ficou em R$ 70,05, crescimento de 13,09% e queda média de 62% em relação ao ano passado.

O estudo realizou a cobertura de 14 das 15 MRTs, o que compreende um universo de 529 municípios, 146.183 UHs de oferta total e 106.059 UHs respondentes (72,55%). A pesquisa teve a participação de 91 hotéis, com cálculo de indicadores apenas de empreendimentos abertos e em operação.

ABIH-SP- desempenho - ocupação

ABIH-SP: colaboradores

Dentre as MRTs participantes, todas apresentaram acréscimos na taxa de ocupação, diária média e RevPar. Os números apontam uma melhora gradativa na atividade hoteleira paulista. Atualmente, apenas 6% dos hotéis do estado permanecem fechados, enquanto a oferta de UHs permaneceu estável em outubro, após salto expressivo em setembro, com 17,62% de quartos não comercializados.

Em relação aos colaboradores, a pesquisa mostra ligeira inversão de curva, apresentando melhora na proporção funcionários/UHs. Apesar de queda relevante nos três primeiros meses, outubro apresentou alta de 9,47% frente ao mês anterior. O indicador acumula quedas de 37,5%.

O levantamento aponta que, conforme o mercado retomou suas atividades com a reabertura dos empreendimentos, apenas 1,09% dos profissionais que permaneceram empregados ainda estão inativos.

O estudo completo você encontra no link.

ABIH-SP - desempenho - funcionarios

(*) Crédito da foto: Marcos-Photographer/Pixabay

(**) Crédito das imagens: Divulgação/ABIH-SP