Ainda que longe dos resultados ideais, a hotelaria paulista pode celebrar um período de variações positivas em agosto. Segundo dados da 14ª sondagem da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo), dentre as 14 MRTs do estado, as performances de ocupação e diária média são otimistas.

A pesquisa levou em consideração os números de 101.387 UHs dos municípios respondentes, totalizando 128 hotéis. Para ter uma base mais sólida de comparação, o estudo fez um parâmetro entre os resultados de agosto de 2021 e 2019, visto que o período em 2020 foi gravemente afetado pela pandemia.

A taxa de ocupação no estado ficou em 41,08%, mantendo a tendência de variação negativa de -40,48% frente a agosto de 2019. Já a diária média chegou a R$ 235,80, o que representa retração de -25,36% na mesma base de comparação. Por fim, o RevPar foi de R$ 96,87, ou seja, -56,25%.

Em agosto de 2021, as variações positivas superaram as negativas em ocupação e diária média das MRTs pesquisadas. As regiões de maior peso de ponderação apresentaram retração, levando os indicadores à queda frente a julho. As cidades com maior apelo corporativo seguem em processo lento de recuperação, mas já dão sinais de melhoria.

ABIH-SP: hotéis abertos em queda

A pesquisa demonstrou que no mês de agosto, o número de hotéis abertos recuou. Passou para 98,33% do total pesquisado, contra 100% em julho deste ano. No mês passado, os empreendimentos em operação mantiveram, ainda, 11,84% de suas UHs fechadas. Isso significa manutenção da estabilidade dos indicadores em relação a julho.

Em agosto, a relação funcionários/Uhs permaneceu exatamente no fator 0,33 func/UH em relação a julho. Dado aponta ligeira recuperação nos postos de trabalho. Porém, o índice de demissões indica aproximadamente -45,00%, se comparando com o início desta série histórica.

A sondagem adotou alguns comparativos com dados de outras entidades, para melhor ratificar as análises. As entidades de referência e comparação foram as seguintes: InFOHB; Observatório do Turismo de São Paulo; Visite Campinas; ACE Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião; dentre outras.

(*) Crédito da foto: Rafael_Neddmermeyer/Pixabay